Funai participa da XI Sessão do Foro Permanente de Questões Indígenas



Acontece até o dia 18 de maio, a XI Sessão do Foro Permanente de Questões Indígenas (FPQI), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O FPQI é o principal organismo no Sistema ONU para o tratamento de questões relacionadas aos direitos dos povos indígenas. Este ano, a conferência terá como tema principal "A doutrina do descobrimento: seu impacto sobre povos indígenas e o direito à reparação por conquistas passadas", baseado nos artigos 28 e 37 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

No âmbito da participação no FPQI, o Brasil realizará o evento paralelo intitulado "A proteção de territórios indígenas no Brasil". O Brasil participa do FPQI desde sua primeira edição, em 2001, e das discussões que levaram à elaboração e à adoção da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

O evento paralelo terá por finalidade divulgar as políticas de proteção territorial adotadas pelo Estado brasileiro, que defendem o reconhecimento da autonomia indígena e o seu direito à manutenção de suas formas de organização social, o que adquire especial importância no contexto da Segunda Década Internacional dos Povos Indígenas e da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Na edição 2012, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), que compõem a delegação brasileira,  apresentarão os avanços da política nacional de proteção territorial e de direitos dos povos indígenas, no âmbito do tema especial da sessão: Doutrina do Descobrimento e o direito de reparação dos povos indígenas pelo processo de colonização.

A demarcação e proteção das terras indígenas pela realizadas pela Funai, são elementos fundamentais do ordenamento territorial nacional e de garantia de direitos humanos reafirmados na Constituição Federal Brasileira, na Convenção 169 da OIT e na Declaração da ONU sobre Direitos dos Povos Indígenas.

A agenda da XI Sessão do FPQI prevê discussões sobre a implementação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, o direito dos povos indígenas à alimentação e à soberania alimentar, a Conferência Mundial dos Povos Indígenas, entre outros.

 

Fonte:
Fundação Nacional do Índio

 

09/05/2012 14:34


Artigos Relacionados


Funai debate questões indígenas em Manaus

Funai promove capacitação de servidores em questões previdenciárias

Comissão das Questões Fundiárias ouve presidente da Funai

Comissão sobre questões fundiárias ouvirá coordenador da Funai em Rondônia

Comissão das Questões Fundiárias deve ouvir coordenador da Funai de Rondônia na quinta

Funai se reúne com indígenas da região de Humaitá