Comissão das Questões Fundiárias deve ouvir coordenador da Funai de Rondônia na quinta



Nova tentativa de ouvir depoimento do coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Rondônia, Walter Bloss, sobre a morte de garimpeiros será feita pela Comissão das Questões Fundiárias nesta quinta-feira (13), às 10h. O depoimento será sigiloso. Walter Bloss deveria ter sido ouvido nesta quarta-feira (12) sobre o assassinato de 34 garimpeiros na reserva Roosevelt, em Rondônia, no mês passado, mas apresentou atestado médico, informando não poder comparecer ao Senado por questões de saúde.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) disse esperar que Bloss esteja bem o bastante para estar presente na próxima reunião. À falta do depoente, o deputado Alberto Fraga (PTB-DF) - que faz parte de comissão semelhante na Câmara dos Deputados - narrou a viagem que fez à reserva.

Fraga contou que os garimpeiros assassinados foram submetidos a atrocidades, afirmou que os índios da reserva são ricos - um deles possui uma mansão de R$ 4 milhões, segundo informou - e pediu providências urgentes das autoridades para os conflitos na reserva.

O senador Delcidio Amaral (PT-MS) informou ter recebido correspondência do município de Naviraí (MS) denunciando a iminência de um grande conflito indígena no município vizinho de Sete Quedas. Há no local uma pendência fundiária entre índios e proprietários de terras legalizadas e o senador pediu providências cabíveis o mais rápido possível.

Já o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse ter ficado impressionado com as informações fornecidas pelo deputado Fraga em relação aos sinais exteriores de riqueza apresentados pelos índios da reserva Roosevelt. Raupp afirmou ainda ter notícias de que há muito mais corpos de garimpeiros enterrados na reserva.

A comissão externa foi formada para verificar os conflitos fundiários em terras indígenas em Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.



12/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão sobre questões fundiárias ouvirá coordenador da Funai em Rondônia

Comissão das Questões Fundiárias ouve presidente da Funai

Comissão das Questões Fundiárias ouvirá governador do MT

Comissão Temporária das Questões Fundiárias faz reunião reservada

Comissão das Questões Fundiárias ouve governador de Mato Grosso

Comissão das Questões Fundiárias apresenta relatório sobre Santa Catarina