Funarte premia bandas paulistas com instrumentos musicais



A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Guti Fraga, presidiram, nesta segunda-feira (10), a cerimônia de entrega de instrumentos musicais aos 22 contemplados no de São Paulo pelo Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2013.

Na plateia, um exemplo do alcance das ações do Ministério da Cultura pelo interior paulista: a maior parte dos presentes enfrentou horas de viagem – e até 600 quilômetros de estrada - para receber, no Centro de Convivência Waly Salomão do Complexo Cultural Funarte São Paulo, os instrumentos de sopro conquistados por edital.

"Eu não tenho dúvidas de que a arte constrói e possibilita a realização dos sonhos. E a música, em todos os seus estilos, é uma das principais portas de entrada da arte em nosso espírito", disse o presidente da Funarte, na abertura do evento – logo depois da apresentação de uma das bandas contempladas, a Corporação Musical Sant'Ana.

Fundada em 1893 na cidade paulista de Pedreira, a banda Sant'Ana surpreendeu não só pela música, mas pela mistura etária dos músicos - dos dez aos 60 anos de idade. Assim, há mais de um século, o grupo garante sua continuidade.

A continuidade é, também, um aspecto marcante nos projetos de fomento cultural. Ao falar para os representantes das bandas premiadas, o presidente da Funarte, Guti Fraga, lembrou que o Programa de Apoio às Bandas de Música surgiu em 1976, e desde então vem assumindo papel determinante no apoio a essa tradição cultural.

Em 2010, o Programa abriu as portas para o lançamento do Edital Procultura de Apoio às Bandas de Música, que marcou o protagonismo da Funarte nessa área da cultura. "Isso fortalece nossa certeza de que a continuidade constrói a política pública que nossa cultura demanda", analisa. "Se pudéssemos investir mais em música, o mundo seria melhor", sintetiza  a ministra Marta Suplicy, que encerrou oficialmente o evento.

Segundo Marta Suplicy, os Centros de Artes e Esportes Unificados  (CEUs), em implantação em todo o País, estão sendo equipados com instrumentos musicais e oferecerão uma técnica de aprendizado de música inovadora que envolveu, em 2013, estudos de 11 maestros brasileiros na Venezuela para conhecer uma iniciativa de sucesso.

Receberam instrumentos de sopro bandas das cidades paulistas de Chavantes, Dois Córregos, Hortolândia, Itapeva, Itapevi, Mairinque, Miracatu, Mirassol, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Pedreira, Pindamonhangaba, Piracicaba, Porto Feliz, Presidente Bernardes, Registro, Santa Gertudres, São Luís do Paraitinga, São Paulo, Ubatuba e Várzea Paulista.

Ao todo, a premiação beneficiou, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, 187 bandas, das cinco regiões do País, que estão recebendo 751 instrumentos. Dia 19 de março, a entrega acontece no Pará, às 15h, no Polo Joalheiro – São José Liberto, à Praça Amazonas, s/n – Jurunas. Serão contempladas 11 bandas.

Fonte: 
Ministério da Cultura



11/03/2014 17:01


Artigos Relacionados


Entre versos e instrumentos, confira os destaques musicais

Entre versos e instrumentos, veja as atrações musicais de SP

Poupatempo Itaquera exibe instrumentos musicais em miniatura

Secretaria da Cultura doa instrumentos musicais para 17 municípios

CAE vota isenção de impostos para instrumentos musicais

CAE vota isenção de impostos para instrumentos musicais