Funcionalismo reivindica reposição de perdas salariais
Sindicatos e associações do funcionalismo público estadual, que congregam profissionais com nível superior, estiveram hoje pela manhã na Comissão de Serviços Públicos reivindicando reposição salarial para as categorias, que não ocorre há cinco anos. Segundo o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, José Carlos Weber, há uma defasagem de 75,4% no salário desses servidores desde 1995. Ele acrescenta que recentemente foi concedida uma reposição salarial de 14,9% para o magistério e alguns segmentos do quadro geral. "A Constituição Federal diz que as reposições de aumentos salariais acontecerão na mesma data e nos mesmos índices para todos os poderes", disse.
Weber explica que a intenção dos funcionários é sensibilizar os deputados para que seja incluído no Orçamento de 2001 uma projeção de reposição das perdas inflacionárias nos vencimentos. Os sindicatos apresentaram, ainda, dados comprovando que o orçamento do Estado cresceu mais de 60% nos últimos cinco anos. O deputado Roque Grazziotin (PT) declarou que o governo apoia todo o processo de reorganização salarial do funcionalismo: "Porém, é preciso saber de onde tirar o dinheiro para isso", complementou. Para o deputado Abílio dos Santos (PTB), é lamentável o fato de o Executivo não ter enviado nenhum representante do governo à reunião para debater a situação dos servidores.
O presidente da Comissão, deputado Jair Foscarini (PMDB), afirmou que irá encaminhar a petição dos servidores ao relator, deputado Onyx Lorenzoni (PFL), "para que ele estude a viabilidade de inclusão de recursos na peça orçamentária, já que sem isso não poderá haver um Projeto de Lei concedendo qualquer tipo de reajustamento de salário às categorias do funcionalismo", completou. Esteve presente no encontro, também, o deputado Luis Fernando Schmidt (PT), bem como representantes da Associação dos Defensores Públicos, Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais, Associação dos Procuradores do Estado e Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas.
12/07/2000
Artigos Relacionados
Covatti cobra do PT reposição da inflação ao funcionalismo
Aprovada reposição das perdas do FGTS
Aprovado projeto que regulamenta reposição de perdas da Lei Kandir em 2008
Aprovado projeto que regulamenta reposição de perdas da Lei Kandir em 2008
Tourinho pede reposição das perdas inflacionárias no reajuste de aposentadorias
Projeto sobre reposição das perdas do FGTS tramita em regime de urgência