Aprovada reposição das perdas do FGTS



As perdas sofridas pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na vigência dos Planos Verão e Collor I serão repostas, conforme decisão tomada nesta quarta-feira (dia 20) pelo Senado. Estimado em R$ 42 bilhões, esse prejuízo foi causado pela supressão de parcelas de correção monetária sobre os recursos do fundo, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal. Foram registrados 61 votos a favor do projeto e 6 contra. A matéria agora vai à sanção.

O projeto institui contribuições sociais para complementar a atualização monetária nos saldos das contas desse fundo e prevê a conseqüente autorização de crédito nas contas vinculadas dos trabalhadores. Foi decidido também que será remunerada com juro e correção monetária essa atualização monetária, a ser creditada nas contas dos trabalhadores pela Caixa Econômica Federal.

O prejuízo de R$ 42 bilhões será coberto com recursos das seguintes fontes: pagamento, pelo empregador, de multa de 10% sobre o montante dos depósitos do FGTS, nas despedidas sem justa causa; aumento de meio ponto percentual no recolhimento feito pelo empregador ao fundo, durante 60 meses, excluindo-se os empregadores domésticos e as empresas que se utilizam do Simples nas suas obrigações tributárias; e um deságio sobre o total do complemento da atualização monetária, a ser bancado pelos trabalhadores.

Foi decidido ainda que, até 30 de abril de 2002, a Caixa Econômica divulgará aos titulares de contas vinculadas os respectivos valores dos complementos de atualização monetária a que têm direito, com base nas informações cadastrais transmitidas pelos bancos. Treze senadores se manifestaram na votação, entre eles, Paulo Hartung (PPS-ES), que considerou grave o país "continuar abrindo armários e encontrando esqueletos como esse".



20/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto sobre reposição das perdas do FGTS tramita em regime de urgência

Funcionalismo reivindica reposição de perdas salariais

Aprovado projeto que regulamenta reposição de perdas da Lei Kandir em 2008

Aprovado projeto que regulamenta reposição de perdas da Lei Kandir em 2008

Tourinho pede reposição das perdas inflacionárias no reajuste de aposentadorias

Romero Jucá diz que reposição do FGTS foi decidida pelo STF