Tourinho pede reposição das perdas inflacionárias no reajuste de aposentadorias
O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) afirmou nesta quarta-feira (19), em Plenário, que os aposentados brasileiros são os que mais sofrem os impactos da inflação, em virtude de doenças e da necessidade de remédios de uso continuado. Segundo o senador, o recente reajuste concedido pelo governo federal (5%) para aposentadorias acima de um salário mínimo representa um aumento real de menos de 1%.
Da tribuna, Tourinho informou que os movimentos e sindicatos de aposentados e pensionistas brasileiros estão exigindo do governo federal a "imediata correção das perdas salariais da categoria". O senador entende que as perdas provocadas pelo acúmulo inflacionário chega a 60%.
- E não há nenhum movimento por parte do governo no sentido de que haja algum tipo de reposição para estas perdas - disse Tourinho, ao lamentar a interrupção das negociações entre Ministério da Previdência, governo federal e entidades representativas da classe.
Tourinho aproveitou para pedir apoio dos colegas senadores para a aprovação do PLS 58/03, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Como relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Tourinho informou que a matéria prevê a atualização das aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social aos seus segurados e, pela União, aos seus inativos e pensionistas. Além de Paim, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) também aparteou o pronunciamento do colega baiano.
19/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa pede pressa na votação do reajuste das aposentadorias
Tourinho pede reajuste das tabelas do IR e restituição até dezembro de cada ano
Aprovada reposição das perdas do FGTS
Papaléo Paes pede aprovação do projeto Ficha Limpa e do reajuste de aposentadorias
Paim pede confirmação da data para votação do veto a reajuste de aposentadorias
Paim pede votação do projeto que dá a aposentadorias mesmo reajuste do salário mínimo