Funcionária do Senado é atingida por painel da exposição em homenagem a Machado de Assis
O vento forte de uma tempestade que caiu em Brasília na tarde desta quinta-feira (8) derrubou o painel central da exposição promovida pelo Senado Federal em homenagem ao centenário da morte do escritor Machado de Assis sobre uma funcionária terceirizada da Casa. Margarida Ambrósio da Gama passava pelo local por volta das 16h40 quando foi atingida e fraturou o pé esquerdo. O serviço médico do Senado socorreu a vítima até a chegada do Corpo de Bombeiros.
O vento entrou pela área dos jardins de inverno, próximo ao local da exposição, entre o Túnel do Tempo e o auditório Petrônio Portela. Pouco antes do acidente, o Congresso Nacional ficou sem luz durante alguns minutos por causa de uma queda de energia também provocada pela tempestade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Margarida da Gama foi encaminhada para o Hospital de Base e passa bem.
Os painéis em homenagem ao escritor brasileiro foram cedidos e montados pela Academia Brasileira de Letras, diretamente do Rio de Janeiro, onde ficaram em cartaz por 3 meses. Em 25 de novembro, as peças foram inauguradas no Senado e ficariam expostas até 16 de dezembro. Entretanto, devido à grande procura pelos visitantes, a Comissão do Ano Cultural Artur da Távola, responsável pela organização, prorrogou a exposição até o dia 12 de janeiro.
- Por ter sido uma exposição muito visitada, muito bonita, nós resolvemos estendê-la para janeiro, até por ser um período de turismo na capital federal, quando muitos visitantes vem ao Senado -, explicou a coordenadora da comissão, Ana Cláudia Badra.
A diretora da TV Senado, Virgínia Galvez, lamentou o episódio em nome da Secretaria Especial de Comunicação Social (SECS).
- Nós lamentamos o acidente, foi uma fatalidade. O painel estava preso, fixado a uma das vigas do teto, mas o vento foi muito forte durante a tempestade. O serviço médico do Senado deu toda a assistência enquanto os bombeiros não chegavam - disse.
08/01/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Exposição em homenagem a Machado de Assis será aberta no dia 25
Exposição em homenagem a Machado de Assis será aberta no dia 25
Exposição sobre Machado de Assis vai até março de 2009
Exposição homenageia Guimarães Rosa e Machado de Assis
Exposição homenageia Guimarães Rosa e Machado de Assis
Centenário de morte de Machado de Assis é lembrado em sessão especial e em exposição