Exposição em homenagem a Machado de Assis será aberta no dia 25



Logo após sessão especial, a ser iniciada às 10h, o Senado Federal abre, no próximo dia 25, exposição em homenagem ao escritor Machado de Assis. Painéis com fotos e reproduções de suas obras, cedidos pela Academia Brasileira de Letras (ABL), serão expostos até 16 de dezembro na Praça das Abelhas, entre o Auditório Petrônio Portela e o Túnel do Tempo.

Na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho serão lançados o livro de memórias O Velho Senado (reedição) e o livro fac-símile do poema O Casamento do Diabo, ambos trabalhos de Machado. O manuscrito de O Casamento do Diabo é uma das obras raras pertencentes à Biblioteca do Senado e nunca foi editado antes.

Todos esses eventos fazem parte do Ano Machado de Assis, instituído por projeto de lei do senador Marco Maciel (DEM-PE) em alusão ao centenário de morte do escritor. A realização está a cargo da comissão organizadora do Ano Cultural Artur da Távola.

Raquel de Queiroz

Entre as atividades previstas dentro do Ano Cultural está ainda o lançamento, no dia 18, na Biblioteca do Senado, da edição em fac-símile do manuscrito de O Quinze, obra da escritora cearense Raquel de Queiroz. O manuscrito, de 78 anos, fazia parte da Biblioteca Guita e José Mindlin, que reúne o acervo do casal e foi doado à Universidade de São Paulo.

A autorização para a edição foi dada pela família de Rachel através da agente literária Lúcia Riff. O projeto editorial e a apresentação gráfica ficaram a cargo da arquiteta Diana Mindlin. Os dois volumes impressos, com apresentação do bibliófilo e empresário José Mindlin, prefácio do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e posfácio do jornalista Maurício Melo Júnior, serão distribuídos gratuitamente a bibliotecas, universidades e colecionadores.

O original de O Quinze foi tido durante muitos anos como desaparecido. José Mindlin conseguiu comprá-lo de uma pessoa que somente o vendeu com o compromisso de que seu anonimato fosse mantido. E mais: que apenas depois da morte de Rachel de Queiroz pudesse ser revelada a guarda do manuscrito na biblioteca de José Mindlin. A publicação permitirá a um grande número de pesquisadores fazer estudos de cotejo com edições mais recentes da obra.

Também como parte do Ano Cultural, nos dias 19 e 20, serão realizados, no auditório Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, shows em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, respectivamente com o Coral do Senado e o cantor Aldécio. No dia 9 de dezembro, será homenageado o falecido senador Artur da Távola, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília. E no dia 10, na Biblioteca do Senado, a homenagem será ao folclorista Câmara Cascudo, com lançamento de seu livro inédito A Casa do Cunhaú e um documentário sobre o escritor.

Veja abaixo a programação do Ano Cultural Artur da Távola

Dia 18/11 - Lançamento do manuscrito de O Quinze, de Raquel de Queiroz, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado

Dia 19/11 - Show de Bossa Nova com o Coral do Senado, no Auditório Antonio Carlos Magalhães do Interlegis

Dia 20/11 - Show de Bossa Nova com o cantor Aldécio, no Auditório Antonio Carlos Magalhães do Interlegis

Dia 25/11 - Abertura de exposição sobre Machado de Assis, na Praça das Abelhas

Dia 09/12 - Homenagem a Artur da Távola, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional

Dia 10/12 - Homenagem a Câmara Cascudo - lançamento do livro inédito A Casa do Cunhaú e documentário sobre o escritor, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado

Nelson Oliveira / Agência Senado

Senador José Sarney relembra Machado de Assis



14/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição em homenagem a Machado de Assis será aberta no dia 25

Funcionária do Senado é atingida por painel da exposição em homenagem a Machado de Assis

Exposição sobre Machado de Assis vai até março de 2009

Exposição homenageia Guimarães Rosa e Machado de Assis

Exposição homenageia Guimarães Rosa e Machado de Assis

Centenário de morte de Machado de Assis é lembrado em sessão especial e em exposição