Funcionários discutem proposta de atendimento diferenciada na Fundação CASA
Cerca de 60 pessoas participaram da reunião, que aconteceu nesta segunda, 16
Cerca de 60 profisionais da Fundação CASA estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, no edifício-sede da instituição, para uma apresentação sobre o Modelo Pedagógico Contextualizado. Trata-se de uma metodologia de atendimento diferenciada, que consiste na evolução do comportamento de cada adolescente internado.
O evento foi conduzido pelo assessor da Presidência Gerardo Mondragón, que explicou aos funcionários presentes - a maioria deles, encarregados técnicos das Divisões Regionais - sobre as diretrizes que norteiam o projeto, desenvolvido com sucesso na Colômbia e adotado em unidades da Fundação CASA em Sorocaba e Franca.
O método consiste em cinco etapas, às quais o adolescente tem que evoluir durante o período de internação. Na última etapa, ele é encaminhado para uma unidade separada de 20 jovens, chamada de República. Na República, ele pode fazer atividades externas durante o dia, usando a casa para dormir e praticar atividades.
De acordo com a diretora técnica da CASA, Maria Eli Bruno, o objetivo da atual gestão é trazer esse método gradativamente para todas as unidades da Fundação, a exemplo do que já acontece nas unidades de Sorocaba e Franca. Ambas são gerenciadas em parceria com a Pastoral do Menor.
"Temos a necessidade de definir um modelo único de atenção para toda a Instituição", explicou a diretora-técnica da CASA, Maria Eli Bruno. No entanto, ela esclarece que, se implantado, o programa será adaptado especificamente para a realidade de cada unidade de internação.
Ainda de acordo com Eli, o evento foi uma preparação para um curso de capacitação que será realizado na segunda quinzena do mês de outubro e deve contar com a participação de funcionários das divisões regionais da CASA e das superintedências Pedagógica, de Saúde e de Segurança.