Funcionários do Parlasul podem ser selecionados por concurso público



O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) apresentou na segunda-feira (9), em Montevidéu, proposta de disposição que determina a realização de concursos públicos para a escolha de funcionários do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Ela passará por duas comissões antes de chegar ao Plenário e, caso seja aprovada, o primeiro concurso poderá ser realizado até o início de 2011.

Atualmente, segundo Rosinha, que já presidiu o organismo legislativo, existem 27 funcionários do Parlasul, geralmente indicados por parlamentares dos países que compõem o bloco. O deputado defende a escolha de até 100 funcionários por meio de concurso, que seriam chamados segundo as necessidades da instituição. Todos os candidatos devem demonstrar proficiência em espanhol e português, segundo o texto apresentado.

Para o autor da proposta, o parlamento precisa contar com funcionários de dedicação exclusiva e que acompanhem de perto o processo de integração regional.

- A vantagem de se realizar um concurso público será a de contar com um corpo técnico que tenha identidade com a integração. Um quadro de funcionários capazes e comprometidos com a instituição - disse Rosinha.



10/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlasul abre caminho à realização de concurso público

20% das vagas em concurso público podem ficar reservadas

Aprovados em concurso público podem obter mais garantia de nomeação

Pré-selecionados na 5ª chamada do ProUni podem comprovar dados

Selecionados na segunda chamada do Sisu já podem fazer matrícula

Selecionados na lista de espera do Sisu podem procurar instituição