Funcionários do Senado, Itamaraty e Planalto reúnem-se às 16h para decidir detalhes da posse
O secretário-geral da Mesa do Senado Federal, Raimundo Carreiro, reúne-se nesta quarta-feira (27), a partir das 16h, com representantes do Itamaraty e do Palácio do Planalto para avaliar a organização da cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que acontecerá na próxima segunda-feira (1º). Participam também da reunião servidores dos departamentos do Senado envolvidos diretamente com o evento, como o de Relações Públicas e o Cerimonial.
Uma das preocupações de Carreiro diz respeito à possibilidade de chover no momento programado de o presidente eleito subir a rampa do Congresso e ser recebido pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. Se estiver chovendo na hora da cerimônia, prevista para as 16h, disse Carreiro, a organização do cerimonial deverá apresentar uma alternativa à chegada do presidente Lula.
Pela programação de posse, antes de virem para o Congresso, o presidente Lula e seu vice, José Alencar, assistem à missa na Catedral de Brasília. Depois, seguem para o Congresso em carro aberto, escoltados por batedores do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e por Dragões da Independência.
Depois de recebidos no Congresso, o presidente Lula e o vice José Alencar, acompanhados pelos presidentes das duas Casas, atravessam o Salão Negro do Congresso e o Salão Verde da Câmara, até o Plenário da Câmara dos Deputados, onde será realizada a cerimônia. Após a posse, o presidente e vice-presidente saem do Plenário da Câmara, acompanhados pelos presidentes das duas Casas até à rampa do Congresso e voltam ao Palácio do Planalto.
27/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADO APROVA MUDANÇAS NO REGIME JURÍDICO DOS FUNCIONÁRIOS DO ITAMARATY
Novos senadores tomam posse e se reúnem aos que já estão no cargo para eleger presidente do Senado
Líderes se reúnem com Renan Calheiros para decidir as prioridades do semestre
Líderes se reúnem na terça para decidir pauta de novo 'esforço concentrado'
Líderes se reúnem nesta terça para decidir pauta de fevereiro e março
Renan e Henrique Alves se reúnem para decidir sobre vetos e Orçamento