Fundação Biblioteca Nacional inaugura mostra de livros raros



Vampiros, lobisomens, anacondas e sereias são alguns das personagens que figuram na exposição de livros raros que a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura, inaugurou na segunda-feira (21), em sua sede no Rio de Janeiro. A mostra “Monstros: memórias da ciência e da fantasia”, que reúne 16 livros e 12 imagens de personagens do imaginário popular pode ser conferida pelo público até 20 de abril. 

A exposição foi montada a partir de uma pesquisa sobre obras científicas, realizada no início deste ano no acervo da Divisão de Obras Raras da FBN. “Para montar o acervo da mostra, nos guiamos por um bestiário de figuras extraordinárias, descritas como manifestações monstruosas pelo imaginário de viajantes, escritores e poetas dos séculos passados”, explicou Ana Virgínia Pinheiro, chefe da Divisão de Obras Raras e curadora da exposição. Segundo ela, para coletar o material, a Divisão de Obras Raras buscou registros em distintas áreas de conhecimento como a medicina, a história, a geografia, além de livros sobre relatos de viagens, estudos da natureza, ecologia, biologia e biodiversidade.

A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Fundação Biblioteca Nacional/ Divisão de Obras Raras, 3º andar - Av. Rio Branco, 219, Rio de Janeiro. A entrada é franca.

 

Fonte:
Ministério da Cultura

 

22/02/2011 14:32


Artigos Relacionados


Poli/USP recebe livros raros de 1800

Poli recebe livros raros de 1800

Biblioteca Nacional lança na próxima semana 1o edital para tornar livros mais acessíveis

Fundação Biblioteca Nacional e Funarte lançam bolsas de literatura

Sarney inaugura exposição sobre os 200 anos da Biblioteca Nacional

Fundação Biblioteca Nacional comemora 20 anos do Proler com eventos culturais