Furnas e Light vão construir Subestação Olímpica no Rio



As empresas Eletrobras Furnas e Light assinaram acordo de acionistas para a administração da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Energia Olímpica S.A. A ação será responsável pela implantação da infraestrutura necessária para o fornecimento de energia elétrica da subestação (SE) destinada ao Parque Olímpico em construção na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O custo estimado do empreendimento é de R$ 152 milhões.

O acordo foi celebrado em cerimônia realizada no Ministério de Minas e Energia na última sexta-feira.

“Essa importante obra será um marco para o Brasil e para essas duas grandes empresas que aceitaram esse desafio”, afirmou o Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, que representou o Ministro Edison Lobão no evento.

“Quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) exigiu uma subestação com essas características para viabilizar o fornecimento de energia com segurança para uma instalação tão importante, e quando esse desafio foi assumido por duas empresas com a história da Light e de Furnas em um prazo tão curto, só temos motivo de orgulho”, assinalou Zimmermann.

O presidente da Eletrobras Furnas, Flávio Decat, explicou que, além da Subestação Olímpica, a empresa está promovendo o reforço e a modernização das subestações de Jacarepaguá, São José e Grajaú, com investimento de cerca de R$ 200 milhões, “também visando ao aumento da demanda e à segurança do fornecimento durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro", afirmou o presidente de Furnas.

A SE Olímpica terá seus barramentos isolados a gás e cabeamentos encapsulados e subterrâneos, permitindo que a estrutura seja mais compacta. Sua potência será de 120 MVA, contando com três transformadores de 145 kV a óleo vegetal, uma exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI), 51 conjuntos blindados de 15 kV e seis conjuntos de bancos de capacitores, além de sistema digital para proteção e automação. Os ramais subterrâneos de alta tensão em 138 kV farão a ligação da SE Olímpica com as subestações Gardênia e Barra II, ambas de propriedade da Light. 

Fonte:

Ministério de Minas e Energia



03/02/2014 10:35


Artigos Relacionados


Subestação de energia é inaugurada no Mané Garrincha

Estado inaugura subestação de energia Piratininga II

Cidades paraguaias ficam sem luz por falha em subestação de Itaipu

Região central de Brasília terá subestação para abastecer Estádio Nacional

Secretaria decide antecipar entrega de nova subestação para evitar apagões em SP

Aneel vai intensificar fiscalização na Light (RJ)