Gabeira: Rodrigo Rollemberg foi "grande propagandista" de emendas parlamentares na Câmara



O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou nesta terça-feira (22) que Rodrigo Rollemberg, ex-secretário para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, teria sido o "grande propagandista", na Câmara, de emendas parlamentares que visavam financiar a compra de veículos no âmbito de um programa de inclusão digital - em esquema similar ao da compra de ambulâncias superfaturadas.

Gabeira, que é um dos sub-relatores da CPI dos Sanguessugas, tem reiterado que a comissão deveria tomar o depoimento de Rollemberg, já que este era o responsável pela liberação de emendas daquele ministério.

Em documento entregue à CPI no início de agosto, Rollemberg havia declarado que não tinha "notícia de nenhuma irregularidade praticada nos convênios executados diretamente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia", mas reconhecia que uma auditoria interna da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - empresa pública vinculada ao ministério - "apontou irregularidades em três convênios oriundos de emendas individuais dos deputados Paulo Baltazar (PSB-RJ), João Mendes (PSB-RJ) e Dr. Heleno (PSC-RJ)". Segundo o próprio Rollemberg, tais emendas totalizariam R$ 3,27 milhões.

Gabeira, no entanto, ressaltou que o processo de análise e contratação desses convênios tramitou na Finep sob a forma de "encomenda vertical".

- Isso indica que esses projetos vieram de cima - disse ele, referindo-se ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O sub-relator afirmou ainda que, além dos três convênios aprovados pela Finep, houve outros - que também tiveram origem na pasta de Ciência e Tecnologia e também estavam relacionados a emendas parlamentares - que acabaram sendo rejeitados por essa instituição.

Após ter visitado a Finep, no Rio de Janeiro (RJ), Gabeira lançou suspeitas sobre o processo de aprovação dos três convênios em questão, e sugeriu que funcionários dessa instituição, incluindo membros da diretoria, poderiam ser ouvidos pela CPI.



22/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg lamenta adiamento da votação do Código Florestal na Câmara

Jorge Viana e Rodrigo Rollemberg dizem acreditar que texto passará sem problemas pela Câmara

PARLAMENTARES APLAUDEM PEDIDO DE ACM EM FAVOR DE VISTO PARA GABEIRA

Rodrigo Rollemberg rememora seu pai e políticos do PSB

Rodrigo Rollemberg abre reunião da CMA

Rodrigo Rollemberg saúda papa Francisco