Gargalos de infraestrutura na região Nordeste em debate no Senado
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza, na próxima quarta-feira (16), a partir das 9h30, a primeira audiência pública de um ciclo de debates a ser promovido com o objetivo de realizar "estudo das questões relativas ao desenvolvimento regional do Nordeste, especialmente a questões do meio ambiente, desertificação e desenvolvimento", e subsidiar a elaboração de plano para essa região, a cargo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Para a primeira etapa, que discutirá o "Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os gargalos de infraestrutura na região, como o escoamento da produção, a geração de energia e o abastecimento de água", foram convidados representantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (CGEE); da Agência Nacional de Águas (Ana) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O ciclo de audiências públicas foi proposto pelos senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Eles afirmam ser necessário que o Congresso auxilie a Sudene a elaborar "planos de desenvolvimento que tenham como finalidade a promoção do desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional". A audiência ocorrerá na sala 6 da ala Nilo Coelho.
14/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Subcomissão do Nordeste debate plano de desenvolvimento para a região
Começa debate sobre gargalos das ferrovias brasileiras
TV SENADO DEBATE SECA NO NORDESTE
MALAN EXPLICA NA TV SENADO PRINCIPAIS GARGALOS DO REAL
Projetos de infraestrutura no Nordeste devem receber US$ 1,8 bilhões
Benedito de Lira defende investimentos em infraestrutura no Nordeste