Garibaldi: Afastamento de Jarbas e Simon caracteriza perseguição política



O afastamento dos senadores peemedebistas Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania foi criticado pelo senador Garibaldi Alves Filho (RN), também integrante do PMDB, durante entrevista concedida à Agência Senado na última sexta-feira (5). Ele afirmou que a decisão "caracteriza uma perseguição política" e que "o PMDB, sobretudo sua liderança no Senado, foi muito infeliz ao afastá-los, pois o partido ficará ainda mais dividido".

- A responsabilidade por essa decisão é da Presidência do Senado e da liderança do PMDB na Casa - declarou Garibaldi, referindo-se, respectivamente, a Renan Calheiros (PMDB-AL) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Garibaldi ressaltou que "não tem dúvidas" quanto à participação de Renan nessa decisão.

O senador lembrou ainda que o afastamento foi anunciado nesta quinta-feira, no mesmo dia em que o Plenário homenageou Ulysses Guimarães, o qual foi presidente do PMDB.

- Ao mesmo tempo em que o estávamos homenageando, estávamos também desacatando a sua memória, pois Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos são os intérpretes mais fiéis do pensamento de Ulysses - disse ele.

Quanto aos impactos dessa polêmica sobre a votação da CPMF, Garibaldi afirmou que "isso convulsiona as relações do governo com o PMDB, apesar de o governo não ser o responsável pelo afastamento".

Além de Garibaldi, outros senadores também se manifestaram contra o afastamento de Jarbas e Simon da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), como Heráclito Fortes (DEM-PI) e Cristovam Buarque (PDT-DF), que foi também porta-voz em Plenário de mensagens de críticas de Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

De acordo com a decisão do líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp, Jarbas deverá ser substituído por Almeida Lima (PMDB-SE) e Simon, por Paulo Duque (PMDB-RJ).

05/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi critica afastamento de Jarbas e Simon

Garibaldi condena afastamento de Simon e Jarbas Vasconcelos da CCJ

Garibaldi Alves condena afastamento de Simon e Jarbas Vasconcelos da CCJ

Heráclito protesta contra afastamento de Jarbas e Simon da CCJ

Jarbas: aprovação de afastamento de senador sob investigação foi uma vitória do Senado

Jarbas Vasconcelos defende afastamento imediato de Sarney e critica interferência de Lula no Congresso