Garibaldi Alves condena afastamento de Simon e Jarbas Vasconcelos da CCJ



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) protestou, nesta segunda-feira (8), contra a destituição dos correligionários Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE) da condição de membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O afastamento dos dois senadores foi anunciado pelo líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), na semana passada.

- Quem diria que veríamos afastados daquela comissão dois senadores que se constituem, na verdade, na reserva moral e política do Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Quem diria que teríamos escorraçados da CCJ dois dos maiores valores do PMDB ao longo do tempo - lamentou o senador.

Garibaldi Alves Filho afirmou que o PMDB "tem uma história que não pode ser desrespeitada, vilipendiada e manchada" e lamentou a ausência em Plenário dos autores do ato de destituição, pois gostaria de ter dirigido a eles um apelo para que não afrontem a história de luta do PMDB. Disse, ainda, que a medida foi "tramada de forma covarde" e que o partido precisa reagir, sem se deixar levar - como interpretou - por aqueles que querem defender "de qualquer maneira" o mandato do senador Renan Calheiros, presidente da Casa.

- Que se defenda o mandato dele, mas não usando expediente desta natureza, que depõem contra a história do nosso partido, que foi escrita com sangue suor e lágrimas - disse.

Garibaldi lembrou que durante o regime militar muitos políticos perseguidos só encontravam aberta a porta do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), depois transformado no PMDB. O afastamento dos senadores da CCJ, salientou Garibaldi Filho, merece o repúdio de todos os emedebistas que construíram a história do partido, entre quais ele próprio - "com modesta contribuição", como observou - e parentes seus que foram cassados, como o ex-deputado e ex-ministro Aloísio Alves.

08/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi condena afastamento de Simon e Jarbas Vasconcelos da CCJ

Garibaldi critica afastamento de Jarbas e Simon

Garibaldi: Afastamento de Jarbas e Simon caracteriza perseguição política

Jarbas Vasconcelos diz ter apoio de Henrique Alves para a PEC 18

Jarbas Vasconcelos defende afastamento imediato de Sarney e critica interferência de Lula no Congresso

Jarbas Vasconcelos propõe afastamento por 60 dias de integrante da Mesa ou presidente de comissão sob investigação