Garibaldi Alves diz que cabe ao governo federal "a responsabilidade maior" no combate à violência



O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse nesta quinta-feira (15) que os estados não têm como arcar sozinhos com as medidas de segurança pública, em função da falta de recursos e do aumento da criminalidade. Para o parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem de assumir a responsabilidade maior pelo combate à violência e não deve ficar tentado a vetar o projeto que proíbe o contigenciamento das verbas de segurança pública, aprovado pelo Senado.

- O brutal assassinato do menino João Hélio Fernandes realmente chocou e é a prova cabal de que não estamos no rumo certo - observou o parlamentar do PMDB.

De acordo com o senador, a partir do fato, iniciou-se uma busca de respostas para o que ele descreveu como uma "grave crise de segurança que compromete o próprio Estado brasileiro". E a primeira reação foi o debate em torno da proposta de redução da maioridade penal,de autoria do senador Demóstenes Torres (PFL-GO).

- A proposta está muitíssimobem elaborada e embasada, mas precisa ser melhor esmiuçada para a opinião pública e não é a melhor resposta para a questão, no momento - opinou o senador, que defende a execução de um plano nacional de segurança pública.

Garibaldi Alves lembrou que o Brasil tem um sistema prisional falido, que se tornou, na prática, uma fábrica do crime, para a qual são enviados jovens e crianças impedidos de freqüentar escolas e universidades e de ter oportunidades de trabalho. Ele duvida que a Justiça tenha condições de avaliar que indivíduos devem ser encarcerados nesse sistema.



15/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi Alves parabeniza governo federal por ações contra a seca

Ministra diz que lei de combate à violência doméstica é boa e cabe à sociedade fiscalizá-la

Garibaldi Alves defende maior transparência nos gastos com cartões corporativos

Combate ao excesso de MPs marca presidência de Garibaldi Alves

Garibaldi Alves: Jefferson Péres era um dos sustentáculos do Senado Federal

Presidente do Supremo Tribunal Federal visita Garibaldi Alves