Garibaldi Alves promete ampliar TV Senado em canal aberto



Em uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher - 8 de março -, celebrado com um café da manhã, em seu gabinete, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, anunciou, nesta quinta-feira (6), que a TV Senado, que já está sendo transmitida em sinal aberto para cinco capitais brasileiras, deverá, ainda este ano, ter dois canais abertos no Rio de Janeiro. Ele deu a informação depois de ouvir a compositora Leci Brandão falar da importância de a TV Senado chegar a toda a população brasileira.

VEJA MAIS

Na ocasião, Garibaldi Alves disse ainda que o Senado está trabalhando para levar o sinal aberto dessa TV para todo o país, e brincou: "Não seria de bom alvitre que tivéssemos a TV Senado em todos os estados brasileiros, sem termos ainda um programa dedicado à mulher. Quero falar do quanto me sinto feliz por tê-las hoje aqui e dizer que agradeço a Deus por vocês existirem".

O café da manhã foi marcado por discursos em que as senadoras, deputadas e outras autoridades presentes falaram da participação da mulher no Parlamento brasileiro. A coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), testemunhou que Garibaldi Alves sempre teve atenção voltada para as causas femininas, implementando, quando ocupou o governo do Rio Grande do Norte, importantes medidas em beneficio das mulheres.

A deputada Rita Camata (PMDB-ES) conclamou a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que vincula recursos públicos à saúde, alegando que a mulher sofre muito quando não são aplicadas políticas públicas que poderiam sanar preocupações como planejamento familiar e câncer que atinge o segmento feminino.

A cineasta Tizuka Yamazaki defendeu a produção independente no campo das artes cinematográficas, observando que as mulheres sempre trabalharam de forma independente e nunca fizeram parte de grupos para conquistar espaço, o que ela considera muito importante para fazer do Brasil um país mais democrático.

A ministra Fátima Nancy, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fez um discurso reconhecendo que a Justiça brasileira é morosa e observando que o aumento da presença feminina no Judiciário será um fator de avanço nas decisões processuais.

- Tenho certeza que quanto mais mulheres tivermos no Judiciário mais sensibilidade haverá nas decisões. Trabalhando junto com os homens, vamos levar à melhor consecução da justiça. A função do juiz é ser um serenador de almas e a mulher foi feita para isso - disse a ministra.



06/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ao inaugurar canal aberto da TV Senado para São Paulo, Garibaldi Alves diz que a crise não veio para ficar

Garibaldi inaugura serviço de canal aberto da TV Senado para São Paulo

TV Senado opera em canal aberto

TV SENADO INAUGURA HOJE CANAL ABERTO

TV Senado terá canal aberto no Rio de Janeiro

TV Senado inaugura canal aberto em Salvador