Ao inaugurar canal aberto da TV Senado para São Paulo, Garibaldi Alves diz que a crise não veio para ficar



Ao lado do ministro das Comunicações, Hélio Costa, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, assinou, na manhã desta quarta-feira (13), portaria inaugurando a transmissão em canal aberto e em sinal digital da TV Senado, que a partir de agora será acessada também em São Paulo (SP). Em seu pronunciamento, o presidente do Senado disse que o debate político não pode ficar limitado ao que transmitem as TVs e as rádios comerciais, visto que a democracia exige o acesso do cidadão ao contraditório.

VEJA MAIS

- O compromisso do Legislativo com o contraditório, com o debate, vai arejar as idéias e trazer, para dentro dele, a opinião pública nacional. Nós sabemos que nossa instituição está passando por uma crise de credibilidade. Não tememos absolutamente que o cidadão acompanhe passo a passo essa crise, porque sabemos que ela é passageira. Não veio para ficar. O Senado é maior que a crise. Nossa TV e nossa rádio divulgarão como o Senado se mostra frente a uma crise como essa - afirmou o presidente.

O canal inaugurado para São Paulo é o 64 e, em seu discurso, Garibaldi sublinhou ainda o compromisso da Casa no sentido de levar as imagens do que realiza, em canal aberto, para todo o país. "Não podemos mais deixar de avançar", disse ele ao explicar que deixar de evoluir agora significa negligenciar a incorporação de inovações tecnológicas fundamentais para o futuro das comunicações.

Garibaldi fez um agradecimento a todos que contribuíram para essa inauguração, citando especialmente os integrantes da Mesa diretora, os profissionais de comunicação da Casa, o ministro Hélio Costa, os senadores representantes de São Paulo no Senado e o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), responsável pela consolidação da TV Senado.

Em seu discurso, o 1º secretário do Senado, Efraim Morais (DEM-PB), disse que a inauguração do canal 64, em sinal digital, vai ser lembrada como um marco na história da instituição, pois representa a inserção de um órgão de divulgação do Legislativo na transmissão digital. De acordo com Efraim, esse veículo de comunicação objetiva ser um canal de comunicação direta com o cidadão, o que consiste numa vitória da democracia e da cidadania.

- É preciso aqui registrar o empenho, a competência da equipe de comunicação do Senado, em especial a equipe da TV Senado, por esse grande empreendimento. Nossa expectativa é que, em pouco tempo, a TV Senado esteja sendo transmitida em canal aberto para todo o país. E esse é um compromisso da atual Mesa diretora - informou.

O ministro das Comunicações, ao também discursar na solenidade, lembrou que, dentre os detentores da pasta, ele foi o que mais inaugurou transmissões da TV Senado pelo país. Afirmou que tudo isso foi possível graças ao decreto 5820/06, que estabeleceu os critérios a serem adotados pela TV digital no Brasil.

- Nós usamos o que há de melhor da TV digital no mundo. Nós temos o que há de melhor dos três modelos de TV digital do mundo. E tudo isso é resultado de uma decisão certa, corretamente abalizada, tomada há dois anos- disse o ministro.



13/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi Alves promete ampliar TV Senado em canal aberto

Garibaldi inaugura serviço de canal aberto da TV Senado para São Paulo

João Capiberibe diz que crise ambiental veio para ficar

Távola afirma que estabilidade veio para ficar

TV Senado opera em canal aberto

TV SENADO INAUGURA HOJE CANAL ABERTO