Garibaldi Alves recebe presidente da Guiné Equatorial



O presidente do Senado, Garibaldi Alves, recebe na tarde desta quinta-feira (14) o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Basongo, que visita o Brasil no propósito de explorar possibilidades de cooperação bilateral em áreas como agricultura, saúde, energia e esportes. Em Brasília, ele também será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie.

A Guiné Equatorial participa da Comunidade Monetária e Econômica da África Central (Cemac). O país é um dos maiores produtores de petróleo na África, com extração estimada em 394 mil barris ao dia. De acordo com o Itamaraty, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Guiné Equatorial registrou significativo aumento nos últimos anos, tendo passado de cerca de US$ 3 milhões em 2003 para US$ 243 milhões, em 2007.

Ainda nesta quarta-feira, o presidente Obiang desloca-se para o Rio de Janeiro, onde visita a Petrobras. Depois, vai para São José dos Campos (SP), a fim de conhecer a sede da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e, em seguida, para Belo Horizonte. Em todas essas cidades, ele terá encontros com lideranças empresariais.



14/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil terá embaixador na Guiné Equatorial

CRE aprova embaixadores para a Romênia e Guiné Equatorial

CRE examina indicações de embaixadores para Romênia e Guiné Equatorial

Aprovados embaixadores para Mônaco, Romênia, Guiné Equatorial e Zâmbia

CPLP pede que Guiné Equatorial continue com reformas internas para ser membro pleno da comunidade

Senado aprova indicação de embaixadores para Mauritânia, Cuba, Botsuana, Guiné Equatorial, Chade e Mercosul