Garibaldi anuncia voto pela perda do mandato de Renan



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que irá votar favoravelmente ao projeto de resolução que pede a perda do mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta quarta-feira (12). O pedido de perda de mandato foi aprovado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

- Não condeno explicitamente o senador, mas quero absolver o Senado. Creio ser este o meu dever e não vejo alternativa outra senão impedir, com o acolhimento do parecer do Conselho de Ética, que persista indefinidamente esta sangria mortal da credibilidade de nossa instituição perante a opinião pública - disse, da tribuna, Garibaldi, nesta terça-feira (11).

O representante potiguar afirmou que Renan "teria agido para o bem do Senado se, ao protestar inocência, como protesta desde o início, não tivesse exigido como seu fiador o Senado, que, perplexo, restou até aqui mergulhado em dúvidas, ceticismo, desconfianças, receios e suspeitas".

- O resgate desta carta de fiança é urgente e não pode se arrastar até que todas as demais acusações sejam enfim apuradas e julgadas - afirmou, lamentando "que se haja perdido em tais atalhos um estimado companheiro que terminou por levar para momento de penumbra o Senado da República".

O parlamentar afirmou que é preciso "deixar de lado afetos pessoais e compromissos partidários, para resgatar a instituição dos grilhões do descrédito e da iminente e inexorável desonra que se está por lançar". Garibaldi citou seus 40 anos de vida pública - 16 como deputado estadual, depois senador, governador por dois mandatos e novamente senador - para dizer que "a alma assim experimentada e experiente não tem rugas de desencanto nem de desalento", estando pronto para cumprir seu dever.



11/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ conclui pela admissibilidade de parecer pela perda de mandato de Renan

Renan defende estratégia para garantir voto aberto nos processos de perda de mandato

Plenário vota nesta terça projeto do Conselho de Ética pela perda do mandato de Renan Calheiros

Aprovado voto aberto em processos de perda de mandato

Aprovado voto aberto para perda de mandato parlamentar

Fim do voto secreto para perda de mandato parlamentar passa na CCJ