Plenário vota nesta terça projeto do Conselho de Ética pela perda do mandato de Renan Calheiros



O Plenário do Senado vota nesta terça-feira (4), a partir das 15h, projeto de resolução do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que determina a perda do mandato do senador Renan Calheiros, presidente licenciado da Casa. No dia 14, o Conselho de Ética aprovou o voto do relator de processo contra Renan recomendando a perda do mandado do senador por quebra de decoro parlamentar, em razão de sua participação, por meio de "laranjas", em uma sociedade com o usineiro João Lyra para a aquisição de veículos de comunicação em Alagoas.

VEJA MAIS

A sessão será comandada pelo presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC). Ele afirmou, em entrevista nesta segunda-feira (3), que adotará um procedimento em que terão direito de se manifestar o relator do projeto de resolução que estabelece a perda do mandato; a acusação, representada pelo DEM e pelo PSDB; e a defesa, que deverá ser conduzida pelo próprio Renan Calheiros. O presidente interino lembrou que todos os senadores têm direito de falar em Plenário, mas informou que fará um apelo para que usem do microfone apenas os que tenham fato novo a acrescentar ao julgamento.

O projeto de resolução que estabelece a perda do mandato de Renan resultou da aprovação no Conselho de Ética, por 11 votos a 3, do relatório apresentado pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM). Segundo o parlamentar, durante as investigações foram encontrados sete indícios de que o peemedebista usou intermediários para comprar e manter com Lyra a propriedade de duas rádios e um jornal em Alagoas.

A matéria passou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) por 17 votos a 3 na última quarta-feira (28). A CCJ analisa apenas a constitucionalidade, a legalidade e a juridicidade dos projetos.

Este é o segundo julgamento de Renan por quebra de decoro parlamentar. Em 12 de setembro, o Plenário o inocentou num processo baseado na denúncia de que o senador utilizou um lobista da empreiteira Mendes Júnior para pagamento de despesas pessoais.



03/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário rejeita projeto que decretava a perda de mandato de Renan Calheiros

CCJ analisa nesta quarta projeto que decreta perda de mandato de Renan Calheiros

Plenário vota na quarta projeto que recomenda perda de mandato de Renan

Plenário decide nesta terça se cassa ou não o mandato do senador Renan Calheiros

Conselho de Ética vota nesta quarta relatório que pede cassação de mandato do presidente do Senado

PSDB entrará nesta terça com nova representação contra Renan no Conselho de Ética