Garibaldi apela ao Congresso por apreciação de vetos presidenciais



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) fez um apelo ao Congresso nesta terça-feira (20) para colocar em votação os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a projetos de lei. Há mais de 500 vetos presidenciais pendentes de deliberação. Garibaldi e outros senadores de estados das regiões Norte, Norte e Centro-Oeste reivindicaram ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, que esse processo de votação seja iniciado pelos vetos presidenciais aos projetos de recriação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).

VEJA MAIS

- É hora, presidente Renan, de reunir os líderes não só para apreciar esses vetos, mas para fazer uma programação e apreciar todos os vetos - conclamou.

Segundo Garibaldi, o presidente Lula vetou cerca de dez dispositivos nos projetos de recriação da Sudene e da Sudam. O acúmulo desses vetos presidenciais seria a maior prova, na sua opinião, de que o Congresso precisa se reerguer e evitar que a palavra do presidente Lula seja a palavra final em relação aos projetos vetados.

- Não é que o Congresso vá rejeitar todos os vetos. Mas ele precisa ter o direito de dizer se é contra ou a favor deles - considerou.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que é chegada a hora de o Congresso se inspirar na vitalidade das câmaras municipais e apreciar logo esses vetos.



20/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova PEC que facilita apreciação de vetos presidenciais

Paim apoia voto aberto na apreciação de vetos presidenciais

Perillo critica medidas provisórias e não-apreciação dos vetos presidenciais

Zezé Perrella apresenta PEC para acelerar apreciação de vetos presidenciais

Garibaldi diz que pretende apreciar em breve vetos presidenciais

Garibaldi quer priorizar votação de vetos presidenciais