Garibaldi aposta em semana de votações no Plenário do Senado



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, acredita que esta será uma semana de votações no Plenário da Casa. Segundo adiantou nesta segunda-feira (5), os líderes partidários estão dispostos a desobstruir a pauta da Ordem do Dia, trancada por duas medidas provisórias (MPs 408 e 409, ambas de 2007) que abrem créditos extraordinários em favor do Poder Executivo e estão com prazo de votação vencido.

Garibaldi garantiu que, além das proposições que trancam a pauta do Plenário, os senadores deverão votar as alterações no projeto de lei (PLS 121/07 - Complementar) do senador Tião Viana (PT-AC) que regulamenta a Emenda Constitucional 29, definindo repasses orçamentários da União, de estados e municípios para a saúde. Embora já tenha sido aprovado pelo Plenário do Senado no dia 9 de abril, o texto final terá de ser modificado por ter acolhido uma emenda com erros de redação.

O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), informou que seu partido quer aprovar as alterações no PLS 121 - Complementar, condição para que o projeto seja enviado à Câmara dos Deputados. Assim, o DEM não pretende impedir a votação da MPs 408 e 409, mas promete pedir a votação nominal das matérias e orientar seus correligionários a rejeitarem ambas.

Sobre a reunião da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), com a presença da chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, Garibaldi disse esperar que seja tranqüila, sem "agressões à ministra, tumulto ou anormalidade". Para ele, além de falar sobre obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma não deveria se negar a prestar esclarecimentos sobre a questão dos cartões corporativos, ajudando, assim, no andamento das investigações sobre o caso.

Garibaldi comentou ainda que, durante a reunião da Mesa do Senado desta terça-feira (6), será examinado, entre outros itens, o parecer do senador César Borges (PR-BA) a projeto que muda as regras de funcionamento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Uma das mudanças mais importantes é que a análise sobre a admissibilidade de processos contra senadores seja feita pelo próprio Conselho de Ética, e não pela Comissão Diretora do Senado. O presidente da Casa considerou oportunas quaisquer alterações que venham a "reforçar o poder do Conselho de Ética.



05/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado não realizará votações na próxima semana, informa Garibaldi

Plenário do Senado não fará votações na próxima semana

Com agenda vinculada à Rio+20, Senado não terá votações em Plenário na próxima semana

Garibaldi anuncia acerto com CPI para que votações em Plenário comecem às 18h

Garibaldi cobra "nova dinâmica" de votações em nome do interesse do país e gera debate em Plenário

Com pauta trancada, Plenário só deve ter votações na semana após o feriado