Garibaldi coloca Brizola entre os políticos mais influentes do Brasil
Ao afirmar que Leonel Brizola foi um dos políticos mais influentes no Brasil, em todos os tempos, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, assinalou a oratória contagiante e a capacidade de provocar reações fortes entre partidários e adversários como algumas das suas maiores qualidades. O presidente também destacou o senso ético de Brizola.
- Muitos deixaram de lado suas convicções, mudaram discursos, esqueceram lutas antigas, diante do mínimo contato com o poder. Brizola, ao contrário, foi, verdadeiramente, um desses homens que não desviou a sua rota, não abdicou de seus valores, mesmo tendo pisado muitas vezes os salões dos palácios. Certa vez, Brizola pronunciou a seguinte frase, que demonstra bem o seu pensamento quanto às questões da ética: 'Estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem-vergonha, que, ao verem a chance de chegar ao poder, esquecem os compromisso com o povo' - lembrou Garibaldi.
O presidente do Senado recordou a origem humilde do ex-governador e sua persistência e obstinação, que o levaram a exercer várias funções, como a presidência de honra da Internacional Socialista, a prefeitura de Porto Alegre, o governo do Rio Grande do Sul e, por duas vezes, o governo do Rio de Janeiro.
Também foi lembrado o episódio de resistência, quando Brizola deflagrou a "Campanha da Legalidade", para garantir a posse de João Goulart, seu cunhado e vice-presidente da República, após a renúncia de Jânio Quadros em 1961. Ao retornar ao Brasil, em 1970, foi um dos líderes no movimento Diretas Já e, por duas vezes, candidato à Presidência da República pelo PDT, partido que ele mesmo fundou.
10/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Revista britânica coloca Brasil entre os países com exposições e museus mais visitados
Representante da Petrobras está entre os mais influentes do mundo
Arthur Virgílio acha normal ver Lula entre os mais influentes do mundo
Revista Time inclui Dilma e Graça Foster entre as 100 pessoas mais influentes do mundo
Em entrevista à Rádio Senado, Garibaldi analisa relação entre os políticos e a imprensa
Expansão do PIB coloca Brasil em quarto lugar entre Brics