Garibaldi comemora 30 anos da Embrapa e pede socorro para empresa
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) classificou como -uma vergonha- a situação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que completa 30 anos em 2003 e está em situação financeira ruim por conta do orçamento insuficiente e do contingenciamento a que são submetidas anualmente suas verbas. -Nossa capacidade de indignação deveria ser acionada, parece que nós, brasileiros, estamos anestesiados-, disse Garibaldi.
O senador relatou que há casos de funcionários, em alguns núcleos da Embrapa, fazendo -vaquinhas- para que a luz, a água e os telefones da empresa não sejam cortados. -Eu sempre achei que só havia vaquinhas na Embrapa para fins de pesquisa, mas constatei, muito triste, que há outro tipo de vaquinhas-, lamentou.
- O Congresso não pode permitir o sucateamento desta instituição fundamental para o Brasil, temos que dizer não. Na verdade, não é um problema do governo Lula, isso vem já há vários anos, é na verdade um problema do Brasil - acrescentou.
A Embrapa foi fundada em 26 de abril de 1973 para aprimorar a pesquisa agropecuária e melhorar a produtividade e a qualidade da agricultura brasileira. -E temos hoje uma das melhores pesquisas agropecuárias do planeta, graças à Embrapa. É um centro de excelência internacionalmente reconhecido-, disse o senador.
- Produzimos 3 mil quilos de soja por hectare, enquanto nos Estados a produção é de apenas 2 mil quilos - ou seja, superamos amplamente a produção norte-americana.
Garibaldi elogiou o esforço e a qualidade do corpo técnico da empresa, um total de 2.100 pesquisadores em 40 unidades espalhadas pelo Brasil. -Trata-se de uma referência internacional, que garantiu a produção de soja, trigo e girassol, típicos de climas temperados, no nosso cerrado-. Ele também elogiou o que a Embrapa fez pela produção agropecuária do semi-árido nordestino.
- Com técnicas de manejo e irrigação, o semi-árido transformou-se em pólo produtor e exportador de algumas das melhores frutas tropicais do mundo, além de ter rebanho bovino de excelente qualidade.
Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) também elogiou a Embrapa, reconheceu as dificuldades e disse que uma das saídas possíveis para a empresa seria a formação de parcerias com empresas privadas.
03/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nos 29 anos da Embrapa, senador pede recursos para a empresa
Jucá destaca os 29 anos de trabalho da Embrapa e fala da importância da empresa para o país
Suassuna pede socorro para municípios e comemora vitórias do PMDB na Paraíba
Zambiasi homenageia 232 anos de Porto Alegre e pede socorro para o Sul
Senado comemora 40 anos da Embrapa
Serys comemora 30 anos da Embrapa