Garibaldi: criação de camarão do país está em crise



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) afirmou em Plenário, nesta quinta-feira (10), que a criação de camarão no Brasil está em crise. O estado que ele representa, o Rio Grande do Norte, é considerado o maior produtor desse crustáceo no país. Em entrevista à Agência Senado, ele afirmou que o setor vem encolhendo desde 2003, e que os produtores de camarão possuem dívidas de aproximadamente R$ 300 milhões.

A partir de uma proposta da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Garibaldi apresentou três medidas para beneficiar os produtores. Uma delas é a de "securitização" das dívidas contratadas por meio do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A securitização é a transformação de dívidas em títulos a serem vendidos para investidores - os quais passam a ser os novos credores daqueles débitos. Segundo Garibaldi, essa proposta inclui um prazo de carência de dois anos e um alongamento de oito anos para o respectivo pagamento.

Outra medida apresentada pela associação é a de "viabilizar o pagamento dos créditos do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) que o setor detém, referentes às exportações de camarão, como forma de capitalizar as empresas processadoras e exportadoras (...) e reativar os programas de parcerias com os micro e pequenos produtores".

A terceira proposta seria a inclusão da produção de camarão "no contexto das medidas de desoneração da folha de pagamentos". De acordo com o senador, não é possível competir nas condições atuais com o custo dos trabalhadores de países asiáticos.



10/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi cita economistas e diz que nenhum país está imune à crise

Garibaldi defende criadores de camarão

Garibaldi Alves protesta contra sobretaxa dos EUA ao camarão brasileiro

Garibaldi se solidariza com produtores de camarão, acusados de "dumping" pelos EUA

Para Agripino, nenhum país está imune à crise

Finep libera R$ 10 milhões para área de criação de camarão