Garibaldi se solidariza com produtores de camarão, acusados de "dumping" pelos EUA



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) se solidarizou nesta terça-feira (9) com os produtores de camarão, que estão sendo acusados pelos produtores americanos de praticar dumping (venda por preço abaixo do custo para afastar concorrentes) e pediu ao governo que crie meios e condições para que os produtores possam resistir ao período de investigação, solicitada pelos Estados Unidos. Ele pediu especial atenção das autoridades para a abertura de crédito para custeio e para a comercialização, principalmente pelo Banco do Nordeste e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Garibaldi acredita que os produtores estão sendo acusados porque o camarão está alcançando grande produtividade no Brasil. Ele lembrou que o cultivo do crustáceo no país cresceu de 3,6 mil toneladas, em 1997, para 91 mil toneladas em 2003. O senador ressaltou que apoiar os produtores é abrir novas perspectivas econômicas para o Brasil.

O senador lembrou que no dia 31 de dezembro de 2003, os representantes da Aliança Sulista de Pescadores de Camarão dos Estados Unidos entraram com um processo antidumpimg contra o camarão importado do Brasil, China, Tailândia, Índia, Vietnã e Equador, alegando concorrência desleal conforme definido na legislação norte-americana.

Ele informou que a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) oficializou, também em dezembro, a contratação de um escritório de advocacia, em Washington, com filiais em Nova York e no Rio de Janeiro, para orientar os exportadores sobre a ação.

De acordo com o parlamentar, três empresas exportadoras de camarão do Nordeste foram selecionadas para o início do processo investigativo, são elas: a Netuno (PE), a Cida e a Norte-Pesca (RN). Ele acrescentou que embora a ação antidumping esteja em fase preliminar, já preocupa os criadores de camarão.

- É possível que, encerrado o processo, a nova e próspera atividade econômica nacional venha a sofrer graves conseqüências. Isso porque cada companhia investigada terá sua margem individual de taxação antidumping, enquanto o restante dos exportadores terá seu índice estabelecido a partir de uma média ponderada das margens calculadas para as três empresas - afirmou o senador.



09/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Leite: Pequenos produtores confirmam rapel e dumping

Garibaldi defende criadores de camarão

Garibaldi: criação de camarão do país está em crise

Garibaldi Alves protesta contra sobretaxa dos EUA ao camarão brasileiro

Ana Amélia elogia união pelos royalties para não-produtores

MELO QUER ARRECADAÇÃO DE ICMS PELOS PRODUTORES DE PETRÓLEO E ENERGIA