Garibaldi defende plano permanente de desenvolvimento para o Nordeste



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) defendeu nesta segunda-feira (23), em Plenário, um plano de desenvolvimento contínuo e permanente para o Nordeste, ao comentar matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual o consumo na região cresceu 143,5% nos últimos cinco anos, devendo movimentar US$ 117,6 bilhões somente em 2007.

A notícia foi divulgada com base no estudo Brasil em Foco, concluído pela consultoria Target Marketing. O trabalho foi realizado a partir das contas nacionais e da estrutura de gastos dos brasileiros medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números, de acordo com jornal, foram cruzados com informações paralelas, originárias de outras fontes de pesquisa.

- Esses números nos deixam otimistas legitimamente, mas podem levar o governo e a própria população do Nordeste a um esquecimento daqueles que são os mais sofridos e os mais abandonados - disse, referindo-se às famílias humildes e aos pequenos agricultores rurais vitimados pela seca.

Na avaliação de Garibaldi, o crescimento irregular do consumo pode reforçar a desigualdade social já existente na região. Segundo ele, é preciso um "esforço produtivo" das autoridades do governo, capaz de beneficiar a totalidade da população do Nordeste.

O senador alertou para a possibilidade de esse crescimento levar a um desequilíbrio maior da região. Ele explicou que, como muitas pessoas já começam a conquistar uma vida melhor, "milhares e milhares de nordestinos" já entraram no mercado de consumo, em detrimento de milhares de outros.

- É preciso um esforço para fazer com que essas pessoas mais humildes tornem-se produtivas e possam ingressar no mercado de trabalho - concluiu.



23/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão do Nordeste debate plano de desenvolvimento para a região

Ministro Mangabeira Unger pede apoio de Garibaldi para projeto de desenvolvimento do Nordeste

Garibaldi defende política permanente de reajuste do mínimo

Wilma defende política de desenvolvimento para o Nordeste

Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste debate plano de trabalho

Garibaldi defende mais verbas para socorrer vítimas das enchentes no Nordeste