Garibaldi defende mais verbas para socorrer vítimas das enchentes no Nordeste



O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) reconheceu ser agora o tempo para socorrer, com ações emergenciais, a população desabrigada no Nordeste, em função do excesso de chuvas. Segundo ele, os R$ 32 milhões liberados pelo governo precisam ser usados para impedir que os carentes que perderam suas casas e pertences sofram ainda mais.

Ele defendeu, no entanto, que essa ação emergencial precisa ser seguida de uma fase mais abrangente, que diz respeito à reconstrução de casas, estradas, pontes e açudes que as águas levaram. "Para esse trabalho, haverá necessidade de verbas muitas vezes superior ao aporte inicial", alertou.

Para Garibaldi, os estados poderão contribuir com esse esforço, mas é sabido que os municípios não dispõem de recursos que possam ser usados com esse objetivo. A continuidade do esforço de socorro não pode ser inviabilizada pela existência de dificuldades financeiras ou operacionais, destacou.

O senador pelo Rio Grande do Norte afirmou que as enchentes, por outro lado, trouxeram também uma bonança, que ficará patente nos próximos anos. Ao encher completamente os grandes açudes e barragens, como nunca havia acontecido nas últimas décadas, essa água assegurará a viabilidade de projetos de irrigação e atendimento às populações, mesmo em tempos de seca, concluiu Garibaldi Alves.



06/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi diz que MP para socorrer atingidos pelas enchentes no Nordeste será "abençoada"

Arthur Virgílio pede SOS Amazonas para socorrer vítimas de enchentes

Senado votará MP que concede recursos para combater gripe suína e socorrer vítimas das enchentes

Lídice da Mata apela ao governo por auxílio para socorrer vítimas da estiagem no Nordeste

Senado aprova verbas para combater secas e enchentes no Nordeste

Ambientalista defende o debate de um pacto nacional para socorrer o Nordeste