Garibaldi destaca reabertura de debate sobre transposição do Rio São Francisco
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) manifestou nesta quarta-feira (16) sua satisfação com decreto presidencial criando uma comissão interministerial para estudar todos os problemas relativos à escassez de água no Nordeste, em especial o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. A comissão será presidida pelo vice-presidente José Alencar, que já convidou todos os parlamentares das bancadas do Nordeste para um primeiro debate em seu gabinete na próxima semana, informou o senador.
Para Garibaldi, esse é apenas o primeiro passo para solucionar a escassez de água na região, pois o desafio é encontrar um equilíbrio entre os estados que doarão água, por serem banhados pelo São Francisco, e aqueles que receberão água, por estarem afastados do rio.
Para o senador pelo Rio Grande do Norte, o custo da obra, orçada em R$ 2 bilhões, não deve representar um obstáculo intransponível, tendo em vista os custos sociais e financeiros muito superiores que as secas têm custado ao Nordeste.
Garibaldi disse que a comissão interministerial terá poderes amplos para debater os problemas da região, analisando a viabilidade da transposição, se há necessidade de revitalização do rio e se é possível transpor águas do Rio Tocantins para o São Francisco.
Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou que há cem anos o rio Colorado, nos Estados Unidos, passou por processo semelhante, com resultados positivos que duram até hoje.
16/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Começa debate da CI sobre transposição do Rio São Francisco
Garibaldi faz balanço de 2007, defende transposição do São Francisco e diz que governo errou nas negociações sobre a CPMF
Suplicy sugere debate sobre transposição do São Francisco
Suplicy apóia novo debate sobre transposição do rio São Francisco
Suplicy chama a atenção para debate sobre a transposição do São Francisco
HELOÍSA HELENA QUER URGÊNCIA PARA DEBATE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO