HELOÍSA HELENA QUER URGÊNCIA PARA DEBATE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) defendeu nesta terça-feira (dia 14) urgência para o debate sobre a transposição do Rio São Francisco, independente da forma escolhida para realizá-lo. A senadora já havia proposto a realização de audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Infra Estrutura (CI), com a participação dos ministros e técnicos envolvidos ou responsáveis pela questão. Heloísa Helena também apoiou proposta da senadora Maria do Carmo (PFL-SE) para criação de uma comissão temporária que analisaria o projeto do governo federal para a transposição, que consta do Plano Plurianual encaminhado ao Congresso Nacional no final de agosto.
Segundo Heloísa Helena, o debate não pode ser visto como uma disputa entre os estados banhados pelo rio São Francisco e aqueles que não o são. Para a senadora, a transposição das águas não é uma garantia de que os problemas dos estados por onde o São Francisco não passa serão resolvidos, uma vez que os estados que contam com essas águas ainda enfrentam dificuldades. A senadora lembrou audiência na qual as bancadas parlamentares de Alagoas e Sergipe ouviram do ministro da Integração, Fernando Bezerra, que o projeto de transposição não teria apoio do governo caso não estivesse garantida a vitalidade do rio.
Em aparte, o senador Silva Júnior (PMDB-PB) disse que o Brasil está às vésperas de uma crise em relação ao uso da água doce e defendeu um debate desapaixonado em torno da transposição do rio São Francisco. Para o senador, o mais importante é aproveitar o potencial do rio sem arriscar a sua sobrevivência. "O rio deve ser um instrumento que possa efetivamente servir aos estados em criar problemas futuros", avaliou.
O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) disse que um dos assuntos mais graves e menos falado é a questão do desperdício de água, área em que o Brasil é campeão. "Será a maior dificuldade do próximo milênio", afirmou. Segundo, Bezerra, este tema é muito debatido em vários países, como a Espanha, onde de discute se a água deve ser utilizada na agricultura ou no abastecimento da população. Bezerra lembrou ainda que, em Mato Grosso, vários rios morrem de uma hora para outra e que o rio Cuiabá está quase seco devido ao assoreamento.
O senador Agnelo Alves (PMDB-RN) defendeu a criação de uma comissão especial e a convocação do ministro da Integração e de técnicos para explicarem as reais possibilidades do projeto de transposição das águas do rio São Francisco. A senadora Maria do Carmo (PFL-SE) também defendeu uma ampla discussão sobre o projeto e um debate com fundamentação técnica e não política.

14/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena pede novo debate do projeto de transposição de águas do São Francisco

Heloísa Helena afirma que comitê não apóia transposição do S. Francisco

Heloísa Helena protesta contra projeto de transposição do rio São Francisco

Heloísa Helena defende ações no São Francisco antes da transposição

HELOÍSA DEBATE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO NA TV SENADO

Heloísa Helena quer debate mais qualificado sobre a Previdência