Garibaldi diz que Brasil se fortalecerá com a crise



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) relatou ao Plenário a visita à Comissão de Assuntos Econômicos, nesta quinta-feira (16), de representantes da Câmara do Comércio Sueco-Brasileira. Garibaldi, que preside a CAE, disse que os visitantes externaram suas preocupações com a economia brasileira diante da crise mundial. O senador, no entanto, manifestou ao grupo sua crença de que o Brasil vai sair da crise muito mais forte do que entrou.

O ex-embaixador da Suécia no Brasil, Christer Manhusen, diretor-presidente da Câmara de Comércio, liderou o grupo integrado por representantes do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; da Fraga, Bekiermann e Pacheco Neto Advogados; da Souza Cescon Advocacia; e da Embaixada da Suécia. Garibaldi Alves disse ao grupo visitante que o maior desafio brasileiro no momento é aumentar sua produtividade e reduzir o chamado custo Brasil.

Garibaldi disse ao grupo que, para isso, o Brasil precisa melhorar a qualidade da educação, aperfeiçoar a infraestrutura, diminuir o spread bancário, reduzir a corrupção, aumentar a eficácia do Estado e reformar o sistema tributário.

Na avaliação do senador, o Brasil tem investido muito, nos últimos anos, para melhorar sua infraestrutura tanto na área de logística quanto na de energia. Ele observou que essas são as duas principais áreas dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Por outro lado, ele reconheceu a necessidade de o país reduzir o tamanho da sua máquina pública.



16/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi não tem dúvidas de que crise econômica atingirá o Brasil

Brasil e China devem tirar proveito da crise, diz Garibaldi

Garibaldi: crise nos EUA não deve afetar o Brasil de forma intensa

Garibaldi alerta para a crise da universidade pública no Brasil

Visita de Dilma Rousseff à China fortalecerá aliança com o Brasil, diz embaixador chinês

Garibaldi defende intermediação da OEA na crise da Colômbia com Equador