Garibaldi diz que Rio Grande do Norte tem estrutura para sediar nova refinaria de petróleo
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que o Rio Grande do Norte está em plenas condições de sediar a refinaria de petróleo prometida pelo governo para ser implantada, possivelmente, no Nordeste. Ao comentar a audiência pública com a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, promovida na última terça-feira (3) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador observou que é preciso considerar a opinião da ministra, de que o Nordeste pode efetivamente ter esse investimento como uma forma de desconcentração do desenvolvimento.
- Estamos atentos e queremos a refinaria. Não se trata de querer por querer. Queremos porque sabemos da sua importância e sabemos que uma refinaria como essa traz, de imediato, seiscentos empregos diretos, fora o pólo petroquímico que se instala ao seu redor - explicou Garibaldi.
Para o senador, os estados do Nordeste poderão procurar parceiros da iniciativa privada para obter os investimentos necessários à instalação da refinaria. Ele recordou que o Rio Grande do Norte tem um pólo industrial da Petrobras, sediado em Guamaré, que produz, por meio do aproveitamento do gás, óleo diesel e querosene de aviação. Com a refinaria, acrescentou, seriam abertas várias possibilidades de investimento. Informou ainda que o Rio Grande do Norte produz atualmente100 mil barris de petróleo por dia.
Segundo informações da ministra de Minas e Energia, a construção da nova refinaria deverá custar US$ 2,8 bilhões, e a decisão do governo sobre o local do empreendimento dependerá de questões políticas mas também de critérios técnicos.
04/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi defende nova refinaria no Rio Grande no Norte
Rosalba reivindica refinaria para o Rio Grande do Norte
Mão Santa quer que nova refinaria de petróleo fique no Piauí
Crivela: "Rio produz 80% do nosso petróleo e merece a nova refinaria"
Garibaldi reivindica instalação da nova refinaria no Nordeste
Garibaldi: Festa do Boi mostra pujança do Rio Grande do Norte