Garibaldi diz que situação de pequenos agricultores nordestinos é "de dar dó"



O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) afirmou que os pequenos agricultores do Nordeste, que tomaram empréstimos no passado para plantar, estão vivendo "um drama de dar dó", pois não conseguem pagar e nem renegociar suas dívidas.

- Quem vê pela televisão chuva e verde no Nordeste não sabe o que se passa por lá. O Congresso aprovou uma lei para renegociar dívidas, não pagas por conta de estiagem. No entanto, eles não estão conseguindo renegociar - disse.

Para renegociar, conforme Garibaldi Alves, os pequenos produtores têm de estar em dia com suas prestações. "Lá, agricultor não passa nem na frente de banco e vive correndo de oficial de Justiça, para não receber notificação", afirmou. Ele pediu que os senadores se unam para convencer o governo a dar uma "interpretação menos maligna" à lei da renegociação (nº 10.696/03), ou então que seja aprovada no Congresso uma modificação. "Do jeito que está, não pode ficar. Os bancos estão executando quase todo mundo", sustentou.

Em aparte, a senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) lembrou que ela e vários senadores alertaram o governo que a medida provisória que eles estavam votando em 2003 não iria resolver os problemas dos pequenos agricultores endividados. Para ela, as dívidas estão se tornando impagáveis e os agricultores, para tentar entrar na renegociação, têm procurado empréstimos com agiotas, a juros altos, entrando numa situação "desesperadora".



29/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba defende perdão de dívidas de pequenos e médios agricultores nordestinos

Garibaldi culpa governo e Congresso pela não-repactuação das dívidas dos agricultores nordestinos

CDH debate situação dos pequenos agricultores e dos trabalhadores rurais

Garibaldi pede solução urgente para dívida dos pequenos e médios agricultores do Nordeste

Comissão aprova perdão de dívidas de pequenos produtores nordestinos até 2001

CRA quer discutir dívida de agricultores nordestinos