Garibaldi diz que transparência é fundamental para recuperação da credibilidade do Senado



Em entrevista coletiva concedida no gabinete da Presidência logo após ter assumido o cargo, na tarde desta quarta-feira (12), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) afirmou que a transparência na prestação de contas é fundamental para recuperar a imagem da instituição. Ao ser questionado por um jornalista sobre sua disposição em "abrir a caixa preta do Senado", disse que a providência, a seu ver, "não pode mais ser adiada".

-É uma das medidas mais reclamadas pela população - disse.

Ele esclareceu que pretende se empenhar na divulgação de informações sobre a verba utilizada pelos parlamentares. Para isso, porém, frisou que precisará do apoio das lideranças. Ele também ponderou que as medidas terão que ser estudadas com calma.

- A imagem da Casa não vai melhorar da noite para o dia.Vou enfrentar resistências. Não sou um cavaleiro andante - disse.

Em resposta a um jornalista, Garibaldi disse que não recebeu de nenhum senador pedido de reajuste de salário, e que, de sua parte, não pretende iniciar esse tipo de discussão.

- Devemos ter a maior cautela, em respeito ao cidadão. O problema é a disparidade de salários e vencimentos. É preciso que o Poder Legislativo atente para isso - observou.

Denúncia

A respeito da denúncia de que teria tido gastos de sua campanha de 2002 cobertos por um suposto esquema de desvio de recursos públicos investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, Garibaldi afirmou que a apuração feita no estado o isenta de qualquer responsabilidade.

- Não foi apurado absolutamente nada contra mim. Não consta meu nome na denúncia. Há muito tempo deixei essa história para trás. Não podemos nos preocupar com isso - disse.

Relação com o Executivo

O novo presidente do Senado afirmou à imprensa que, sob sua gestão, a instituição se pautará pela busca de uma relação de "independência e harmonia" em relação ao Poder Executivo. Ele disse que, apesar de ainda ter uma proposta "pronta e acabada", está colhendo sugestões para implementar mudanças no rito de tramitação das medidas provisórias.



12/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi pede ajuda aos servidores para a recuperação da credibilidade do Senado

Mário Rosa recomenda transparência para driblar crises de credibilidade

Epitácio Cafeteira defende recuperação da credibilidade do Parlamento

Alvaro diz que vai trabalhar pela recuperação da credibilidade do Legislativo

Garibaldi quer aprofundar debate sobre projeto que amplia ensino fundamental para oito horas diárias

Agripino cobra mudanças para que Senado "recupere credibilidade"