Mário Rosa recomenda transparência para driblar crises de credibilidade
O jornalista Mário Rosa, autor de livros como A Era do Escândalo, afirmou, em sua participação no Ciclo de Conferências da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), que, diante da superexposição a que estão submetidos especialmente os homens públicos na era da informação, a conquista da confiança é o melhor antídoto contra a destruição de reputações. O jornalista tratou do tema Imagem e Ética na Era Digital, na noite da terça-feira (2).
- Somos gestores de confiança. Quando outras pessoas não conseguem acreditar na gente, estamos diante de uma crise - disse.
Ao mencionar uma série de escândalos recentes da política que vieram à tona após a divulgação de vídeos, fotos ou gravações de áudio em que personalidades foram flagradas em situações comprometedoras, o jornalista observou que a atual geração, em especial, precisa tomar consciência de que estão em jogo novas premissas do que é publico e do que é privado.
- Toda vez que há uma mudança tecnológica, há uma revolução ética. Antes, você entrava no elevador e estava entrando numa cabine; hoje, você pode estar entrando no horário nobre - disse.
Daí, segundo Mário Rosa, decorrem o que ele chamou de "vantagens competitivas da ética": de acordo com ele, quem tem melhor reputação cobra melhor, compra melhor, compete melhor, custa melhor.
- Nada mais pragmático que ter valores éticos e lutar por isso - observou.
Mário Rosa, duas vezes Prêmio Esso, foi editor da revista Veja e é diretor da MR Consultoria. Além dele, participaram do debate o jornalista Ricardo Noblat, que mantém um blog sobre política no portal do jornal O Globo; o jornalista e professor da Unilegis Antonio Carlos Burity; a professora da Unilegis Ana Lúcia Novelli e o consultor legislativo do Senado Fernando Moura.
O evento marcou o fim das atividades presenciais dos cursos de especialização em Comunicação Legislativa, em Ciência Política, em Direito Legislativo e em Administração Legislativa da Unilegis.
Comunicação Legislativa
Mário Rosa elogiou o trabalho de divulgação das atividades do Legislativo realizado pelos veículos de comunicação do Senado Federal, especialmente pela possibilidade que os mesmos conferem de "falar direto com o cidadão", sem intermediações.
- Para ser ouvido é preciso ser respeitado e, para ser respeitado, é preciso ser transparente - disse.
03/09/2008
Agência Senado
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