Garibaldi é contra nova Assembléia Constituinte



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, participou nesta quinta-feira (16) da posse do novo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Leonardo Bandarra. Em seu discurso de posse, Bandarra, que é procurador-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, posicionou-se contrariamente a qualquer tentativa de convocação de uma nova Assembléia Nacional Constituinte, como a imprensa na última semana chegou a divulgar que poderia ser instalada. O procurador- geral defendeu a utilização dos "instrumentos revisionais já predispostos" para realizar reformas, seja a política ou a econômica. Garibaldi manifestou pensamento semelhante.

- Não há necessidade de uma nova Assembléia Constituinte. Esta Constituição, fruto da Constituinte de 1988, tem grandes acertos no campo institucional e ainda no econômico e social. Agora, uma Constituição detalhista como ela foi, precisa ser atualizada e renovada. Eu sou pelo aperfeiçoamento da Constituição que está aí, e que agora comemoramos os vinte anos de sua promulgação - avaliou o presidente do Senado.

Garibaldi afirmou ainda que o próprio Ministério Público, entidade representada na CNPG, é um dos exemplos mais proclamados de avanço da Constituição, que lhe reservou um papel importante para a sociedade brasileira.

Posse

Leonardo Bandarra foi empossado para um ano de gestão frente ao CNPG, em substituição ao procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira. A entidade, que completou 27 anos, tem por objetivo defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público, além de promover a integração, o aperfeiçoamento e o intercâmbio entre os ministérios regionais.

Outros cinco vice-presidentes que representam as regiões do país, além de uma vice que representa o Ministério Público da União, também tomaram posse. Em seu discurso de despedida, Marfan destacou o papel do Ministério Público a partir da promulgação da Constituição de 1988 e citou que estão em curso tratativas para oficializar o CNPG na estrutura do MP.

Marfan e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, foram agraciados com a Medalha de Honra do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, em homenagem aos "relevantes serviços prestados à causa do Ministério Público".

Participaram da solenidade, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, entre outras autoridades.



16/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi e Chinaglia lançam a memória da Constituinte

Mozarildo Cavalcanti destaca ‘sobreviventes’ da Assembleia Constituinte de 1987

Sarney foi fundamental para Assembleia Constituinte, afirma Lula

João Pedro destaca postura de Itamar na Assembleia Constituinte

Heráclito critica proposta de assembléia constituinte feita por Lula

Em entrevista à TV Brasil, Sarney lembra os 25 anos da instalação da Assembleia Constituinte