Garibaldi e Chinaglia lançam a memória da Constituinte



No propósito de comunicar às novas gerações o processo de transição histórica que significou a Assembléia Nacional Constituinte, os presidentes do Senado, Garibaldi Alves, e da Câmara, Arlindo Chinaglia, lançam, nesta quarta-feira (20), um CD-ROM que registra os trabalhos resultantes na Constituição, que completa 20 anos no próximo dia 5 de outubro.

A solenidade será realizada no Salão Nobre do Senado, ocasião em que será inaugurado também o Portal dos 20 anos da Constituição Cidadã, que pode ser encontrado e acessado nos sites das duas Casas do Legislativo. Esse portal registra, da mesma forma, os anais da Constituinte. Na cerimônia, Garibaldi e Chinaglia devem discursar sobre a promulgação da Constituição de 1988 e o que isso significou para a consolidação da democracia brasileira.

Na apresentação do CD-ROM, os dois presidentes dizem que a maturidade democrática vivida pelo país não terá mais retrocesso. Na opinião deles, esse amadurecimento se reflete em vários aspectos da vida nacional, principalmente na alternância de poder que possibilitou a Luiz Inácio Lula da Silva e a um partido representante dos trabalhadores chegarem ao mais alto cargo da República. Isso tudo "sem contestações que implicassem rupturas institucionais", observam.

De acordo com Garibaldi e Chinaglia, essa memória dos trabalhos da Constituinte, que abrange todo o processo de elaboração da Carta constitucional, consiste em valioso material para uma melhor compreensão da realidade política e social brasileira. Esse arquivo inclui desde as discussões nas diversas comissões e subcomissões temáticas até a promulgação do texto final, com os discursos de Ulysses Guimarães e Afonso Arinos.



18/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Câmara e Senado lançam memória da Constituinte

Garibaldi e Chinaglia recebem comendas

Garibaldi e Chinaglia ajudam a fazer Origami do Centenário

Garibaldi recebe Ellen Grace e Arlindo Chinaglia

Garibaldi e Chinaglia discutem solução para MP das Filantrópicas

Garibaldi e Chinaglia apresentam exposição sobre Dragões da Independência