Garibaldi elogia papel da imprensa



O presidente do Senado, Garibaldi Alves, participa, nesta terça-feira (29), da 3ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, a realizar-se no auditório da TV Câmara. O evento celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, os 200 anos da imprensa no Brasil e os cem anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Na abertura da conferência, o presidente do Senado deverá destacar a imprensa e o Parlamento como duas instituições essenciais à preservação e ao aprimoramento da vida democrática.

Garibaldi deverá também elogiar o poder de vigilância da imprensa para que o Legislativo cumpra sua prerrogativa de legislar e de defender os interesses da Nação. Assim como fez na sessão especial em que o Senado homenageou a ABI - que ocorreu no último dia 24 -, o presidente do Senado deverá exprimir o sentimento de gratidão por tudo o que a imprensa brasileira representou e representa nas lutas empreendidas pelo país em favor dos valores democráticos e da consolidação da cidadania.

Marcada para as 9h30, no auditório da TV Câmara, a conferência contará com a presença do vice-presidente da República, José Alencar, e dos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia; da ABI, Mauricio Azedo; e da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Nelson Sirotsky, assim como do coordenador do Centro de Comunicação e Publicações da Unesco no Brasil, Célio da Cunha.

A 3ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa terá dois debates. O primeiro sobre a conquista do direito à liberdade de imprensa, com palestras de João Roberto Marinho (O Globo), Julio César Mesquita (O Estado de S.Paulo), Luiz Frias (Folha de S.Paulo) e Roberto Civita (Editora Abril), tendo como moderador o jornalista Nelson Sirotsky (Zero Hora).

O segundo painel abordará o tema A Imprensa na História Política do Brasil. Os palestrantes serão os senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Jefferson Péres (PDT-AM), o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto. O moderador será o jornalista Mauricio Azedo (ABI).



28/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lessa anuncia apoio à produção de papel imprensa

Democracia debate o papel da imprensa na cobertura policial

Wellington Salgado analisa papel da imprensa no processo de Renan

Renéa Lembo recebe doação de aparas de papel da Imprensa Oficial

Marco Maciel destaca papel da imprensa como interlocutora entre sociedade e governantes

Garibaldi defende papel fiscalizador do Parlamento