Garibaldi faz apelo ao ministro Adauto pelo Terminal Salineiro de Areia Branca



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) anunciou que participará de audiência, nesta quarta-feira (11), com o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, com o objetivo de solicitar a liberação de R$ 16 milhões para a recuperação do Terminal Salineiro de Areia Branca. Ele explicou que é por este terminal que se escoa quase toda a produção de sal do Rio Grande do Norte, que equivale a 95% da produção nacional.

Também participarão da audiência com o ministro os demais senadores pelo Rio Grande do Norte: José Agripino (PFL) e Fernando Bezerra (PTB).

Garibaldi ressaltou a importância estratégica do porto, lembrando que o sal, além de ser essencial para a alimentação humana e para a pecuária, é insumo básico das indústrias química e têxtil, frigoríficos, curtumes, prospeção de petróleo e tratamento de água. O terminal, narrou o senador, vem funcionando 24 horas por dia desde sua inauguração, em 1974, com crescimento constante de carga, que triplicou nos últimos 15 anos. As verbas de manutenção, no entanto, -caminharam em sentido inverso-, resultando em deterioração dos equipamentos e instalações, por causa da corrosão.

O senador citou relatório produzido no final do ano passado sobre a situação do terminal, classificando-a de -bastante alarmante-. Existem registros de graves danos estruturais e de equipamentos obsoletos, bem como áreas do terminal já interditadas para evitar riscos maiores para os trabalhadores que são submetidos a jornadas extensas com alto grau de insalubridade.

Garibaldi lamentou que ocorram problemas de escoamento da produção em quase todos os estados da Federação, desde estradas precárias, inexistência de investimentos no setor ferroviário e precariedade de funcionamento de instalações de embarque, o que agrava o chamado custo Brasil. O governo, frisou o senador, deve rediscutir a necessidade de redimensionamento dos investimentos em infra-estrutura, que precisa andar lado a lado com o planejamento econômico.

- É preciso impedir que aumento de produção ou ganho de produtividade esbarrem na prosaica inexistência de canais de escoamento - concluiu.



11/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe ministro Anderson Adauto

Ministro da Justiça prestará esclarecimentos sobre Operação Castelo de Areia

Garibaldi fez apelo para que Câmara vote a PEC paralela

Ministro assina convênio para construção de Terminal Pesqueiro

Ministro será convidado a debater licitação para terminal do porto de Aratu

Garibaldi faz apelo para parlamentares responderem ao ofício sobre contratação de parentes