Garibaldi garante que Senado vota DRU nesta quarta; oposição demonstra cautela



Ao final da reunião de líderes realizada na tarde desta terça-feira (18), o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) garantiu que a proposta de emenda à Constituição (PEC 89/2007) que prorroga a Desvinculação das Receitas da União ( DRU) até dezembro de 2011 será votada em segundo turno nesta quarta-feira (18).

- Amanhã, quarta-feira, dia 19, será votada a DRU. A garantia é a minha palavra - afirmou.

Os líderes da oposição, no entanto, demonstraram cautela. O líder do Democratas, José Agripino (RN), frisou que os senadores não admitirão, por exemplo, que o governo anuncie, nesse momento, um pacote tributário para compensar as perdas com o fim da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ( CPMF). Isso seria entendido, em sua avaliação, como "ameaça".

- Que não me venham com ameaças sobre corte de gastos em função de CPMF. Se isso acontecer, a DRU não será votada. Se tivermos a garantia de que o diálogo acontecerá em clima de respeito entre as partes, a DRU será votada e poderemos construir um caminho conveniente ao país - disse.

Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, disse que a oposição precisa de "garantias para poder votar".

- Não temos nada contra a DRU. Achamos que é um instrumento necessário. Mas chegou um ponto em que ou se restaura pelo alto nível a confiança da negociação ou seremos obrigados a jogar cada vez mais duro com o governo que aí está - disse.

A própria líder do bloco de apoio ao governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), deixou claro que "não está totalmente fechado o acordo" para a votação da DRU.

- Ainda teremos algumas conversas. A oposição, depois dos ruídos que aconteceram em termos de anúncios de medidas relacionadas a impostos, está bastante receosa de sinalizar para a votação amanhã e ser surpreendida com alguma medida - disse Ideli.

O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), no entanto, se disse otimista.

- Esperamos a colaboração da oposição. Com entendimento, fazemos as três sessões de discussão e votamos, tudo no mesmo dia - afirmou.

18/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serei presidente do Senado, não do governo ou da oposição, garante Garibaldi

Mercadante garante que CCJ vota nesta quarta reforma tributária

Conselho de Ética vota nesta quarta relatório sobre violação do painel e Tebet garante voto aberto

Senado vota MPs nesta quarta-feira

Senado vota MP dos 'tablets' nesta quarta-feira

Garibaldi recebe nesta quarta-feira editais do concurso para o Senado