Garibaldi lembra centenário de Edgar Barbosa



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) leu nesta quinta-feira (5) um texto do advogado Ivan Maciel de Andrade para homenagear o professor e literato Edgar Barbosa pela passagem do seu centenário de nascimento. Garibaldi disse que Edgar Barbosa, que lecionava Direito Internacional Privado e Direito, era, sobretudo, um literato.

- Ele não era apenas um bom professor, dentro dos padrões convencionais. Tinha grande domínio sobre outros campos do conhecimento que se estendem além do Direito - literatura, história, sociologia, política. Quando, após uma aula sobre Direito Constitucional, assistida por uma comissão do Ministério da Educação, recebeu entusiástico elogio de um professor de outra universidade, respondeu, com ar irônico: 'Sou apenas um dom Quixote do Direito' - contou o senador.

Garibaldi destacou o estilo sóbrio, elegante e quase despojado de adjetivação com que Barbosa escrevia seus artigos para a imprensa, ensaios literários e estudos jurídicos, como o intitulado "O princípio do livre convencimento do julgado". O senador assinalou que, embora fosse um professor que transmitia informações atualizadas sobre sua disciplina, suas aulas impressionavam mais pelo brilhantismo da exposição do que pela amplitude e profundidade do conteúdo.

- Quase sempre, quando o assunto lhe permitia, enveredava por alusões a obras de ficção, poemas, autores da literatura universal. Nesses momentos, suas aulas se tornavam ainda mais interessantes, pelo fato de que o professor ficava mais motivado. Era uma confissão involuntária de que os temas literários constituíam, na verdade, a sua grande paixão intelectual - concluiu.



05/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado comemora centenário de Noel Rosa e Adoniran Barbosa

LÚCIO ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE RUI BARBOSA

Jefferson Péres lembra convite feito a Rui Barbosa para ocupar ministério

Rádio Senado lembra o centenário de Cartola

Maciel lembra centenário de Oscar Niemeyer

Valadares lembra centenário do ex-governador de Sergipe