Valadares lembra centenário do ex-governador de Sergipe




O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), último a usar a tribuna em 2010, nesta quarta-feira (22), fez uma homenagem ao ex-governador de Sergipe Luiz Garcia, que, se vivo, completaria 100 anos. Valadares reverenciou a memória do político sergipano apresentando ao Plenário e ao país alguns dos feitos que o tornaram figura marcante na história de seu estado.

Luiz Garcia foi advogado, jornalista, professor e escritor. Entrou para a política em 1934 e, em 1958, foi eleito governador do Sergipe. Fez uma administração, segundo Valadares, "com uma acurada visão de futuro". Entre suas realizações, o senador citou a construção de grupos escolares e jardins de infância, estradas e serviços de água e de luz.

O governo de Luiz Garcia também teria se destacado em atividades culturais, como a criação de um núcleo de artes plásticas e a publicação de livros que valorizaram a literatura sergipana. Na chefia do Executivo, tornou obrigatório o concurso de provas e títulos para o ingresso de novos promotores na carreira do Ministério Público, extinguindo assim o cargo de Promotor Público Adjunto.

- No dia 11 de agosto de 2001, o ex-governador Luiz Garcia faleceu, porém sua memória permanece no Estado de Sergipe. Parece-nos evidente reconhecer que homens públicos como Luiz Garcia, de tão rica trajetória na vida, enobrecem a arte da política, porque se consagram às melhores causas do Estado e garantem, com sua atuação, o desenvolvimento econômico e as liberdades políticas.



22/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares lamenta morte de pai do governador de Sergipe

Valadares homenageia ex-governador de Sergipe José Rollemberg Leite

Congresso lembra centenário de nascimento do primeiro governador do Amapá

VALADARES HOMENAGEIA DESEMBARGADORA EM SERGIPE

Valadares repudia assassinato de vereador em Sergipe

Valadares destaca investimento na produção de potássio em Sergipe