Garibaldi pede definição do governo sobre obras de aeroporto em Natal



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pediu que o governo federal defina logo o modelo de operacionalização das obras do aeroporto internacional de São Gonçalo, na região metropolitana de Natal. Ele lembrou que, entre os modelos cogitados, estão a concessão e a parceria público-privada.

- Precisamos de uma definição rápida. As obras de terraplenagem foram iniciadas há dez anos - protestou o parlamentar, ao discursar em Plenário nesta terça-feira (27).

Segundo Garibaldi, os investimentos nesse empreendimento devem totalizar cerca de R$ 1 bilhão. Ele lembrou que, além de atender passageiros, as instalações foram projetadas para funcionar como um grande aeroporto de cargas, "visando abastecer todo o país". Além disso, informou o senador, será construído um terminal para abrigar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

- Para viabilizar um aeroporto desse porte, é necessário atrair o setor privado - argumentou ele.

Garibaldi afirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já concluiu o estudo de viabilidade econômica dessa iniciativa e que esse relatório estaria agora no Ministério da Defesa.

- Enquanto a decisão não sai, o Rio Grande do Norte paga o preço por sua ousadia e inovação - criticou.

De acordo com o parlamentar, a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, poderá se encontrar em breve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para solicitar uma definição sobre o assunto.



27/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino cobra do governo definição sobre obras do aeroporto de São Gonçalo (RN)

Garibaldi Alves comemora licitação para aeroporto em Natal

Garibaldi comemora sucesso de leilão para concessão de aeroporto internacional em Natal (RN)

Rosalba Ciarlini quer conclusão de obras de aeroporto em Natal

Ministro pede agilidade nas obras do Porto de Natal

Walter Pinheiro pede liberação de obras em aeroporto na Bahia