Garibaldi: PMDB deve aguardar explicações de Lobão Filho antes de convidá-lo a se filiar
O presidente do Senado, Garibadi Alves Filho, afirmou, nesta terça-feira (29), que o PMDB deve aguardar explicações do suplente do senador Edison Lobão (PMDB-MA), Edison Lobão Filho, antes de fazer qualquer convite para que ingresse no partido. Lobão Filho é alvo de denúncia de uso de terceiros para ocultar sociedade em uma distribuidora de bebidas supostamente envolvida num esquema de sonegação de impostos. O DEM, partido ao qual Lobão Filho é filiado atualmente, sugeriu a ele que deixe a legenda.
- A minha opinião é que o PMDB deve aguardar os esclarecimentos cabais dele e então tomar posição. Antes disso é cedo para fazer um convite. Ele também não disse, pelo menos eu não sei, que quer ir para o PMDB - avaliou.
Garibaldi também informou que, até o momento, não houve qualquer comunicação do suplente com a Presidência do Senado. Ele preferiu não comentar a possibilidade de uma representação contra Lobão Filho.
- Não me cabe falar sobre esses acontecimentos pontuais, para isso existe o Conselho de Ética no Senado, que precisa receber uma denúncia. Não é nem por que o julgamento do presidente vá ser tão importante, afinal de contas não é ele sozinho que vai julgar. Mas antecipar um julgamento do presidente do Senado dizendo que ele [Lobão Filho] fez isso errado ou aquilo, eu acho precipitado, eu acho que não devo prejulgar - considerou.
O presidente do Senado está em Brasília para se preparar para o início dos trabalhos legislativos, que vai ocorrer, como lembrou Garibaldi, "em plena quarta-feira de cinzas". Ele também estará presente na solenidade de abertura dos trabalhos do Judiciário, que será realizada nesta sexta-feira (1).
Garibaldi Alves Filho pediu, uma vez mais, que os parlamentares formem um consenso para a votação do Orçamento da União para 2008 e relembrou que a pauta prioritária do Senado nascerá na reunião de líderes do próximo dia 12 de fevereiro. O presidente do Senado defendeu a votação dos vetos presidenciais e da proposta de emenda à Constituição que modifica a tramitação das medidas provisórias.
29/01/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão Filho vai apresentar defesa ao Senado antes de tomar posse
Lobão Filho comunica filiação ao PMDB
Garibaldi descarta caráter oficial de levantamento sobre Lobão Filho
Senado decide aguardar apuração sobre contas CC-5 antes de criar CPI
CCJ decide que parlamentar não deve perder mandato ao se filiar a partido recém-criado
Vídeo | LDO vai aguardar aprovação do orçamento impositivo, diz Lobão