Garibaldi quer incentivar produção de energia eólica



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) anunciou nesta segunda-feira (30) que apresentará projeto de lei para incentivar a produção de energia eólica por entender que ela representa uma solução para aumentar a disponibilidade de energia no Nordeste. Para ele, o Brasil precisa planejar uma produção crescente de energia elétrica, para evitar a possibilidade de um novo -apagão-, como aconteceu em 2001.

Garibaldi protestou contra a estagnação do Programa de Incentivo a Fontes de Energia Elétrica (Proinfa), que permanece aguardando a definição do valor econômico, fundamental para viabilizar os projetos.

- É inaceitável também a discriminação imposta aos investidores, classificando-os em primeira e segunda categoria, de acordo com o tipo de energia produzida, quando toda a energia será incorporada ao sistema elétrico, com benefícios e custos ali diluídos. A Constituição exige que os investidores sejam tratados de forma isonômica - observou.

Segundo Garibaldi, durante seu mandato como governador do Rio Grande do Norte, concedeu incentivos para atrair projetos de geração de energia eólica que estão em fase de contratação.

Ele afirmou que, com os projetos aprovados, os investimentos poderão chegar a US$ 2 bilhões e gerar 2 mil megawatts. Durante sua construção serão criados 4.300 empregos diretos e 8.600 indiretos. Mais tarde, durante 25 anos de operação, serão mantidos quase 9.000 empregos.

Ao concluir seu pronunciamento, Garibaldi lembrou ser relevante diversificar as fontes de energia no Brasil - hidrelétricas, gás natural, carvão e eólica. Ao manter todas as opções abertas, é possível construir uma grande infra-estrutura energética, indispensável para a retomada do crescimento e a geração de empregos, enfatizou o senador.



30/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores defendem produção de energia eólica

Garibaldi Alves pede investimentos em energia eólica

Rio de Janeiro desonera produção de equipamentos de energia eólica e solar

CI pode votar projeto de incentivo à produção de energia eólica

Produção de energia eólica no País está em crescimento, aponta Abeeólica

Walter Pinheiro comemora aumento de produção de energia eólica na Bahia