Garibaldi Alves pede investimentos em energia eólica



O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) pediu mais investimentos em fontes alternativas de energia, especialmente a eólica. Ele também reclamou a construção de linhas de transmissão que os parques eólicos instalados sejam aproveitados. O parlamentar apontou grande potencial em seu estado e disse que os setores público e privado deveriam apoiar o crescimento do setor. Entre as vantagens destacadas pelo senador no uso da energia eólica, está o seu baixo custo e o seu menor impacto ambiental em relação às fontes tradicionais.

- Não utiliza água, não emite gases poluentes e nem gera resíduo. Por tudo isso, temos que incentivar a produção de energia eólica – defendeu nesta quarta-feira (27), em Plenário .

Garibaldi explicou que o potencial eólico do país está concentrado basicamente na região Nordeste e no Sul, com destaque para os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.

- A natureza foi muito generosa para com o Rio Grande do Norte. O estado tem potencial inigualável em termos de produção de energia eólica. As condições de vento do meu estado são uma das melhores do mundo para geração desse tipo de energia – destacou.

Linhas de transmissão

O senador ressaltou que existem 26 parques eólicos prontos no Rio Grande do Norte e na Bahia que não estão operando porque ainda não foram instaladas linhas de transmissão para levar energia ao consumidor.

- Rogo aos setores competentes que deem atenção e celeridade devida ao problema a fim de colocarmos em funcionamento o que já está pronto para ser usado – finalizou.



27/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi quer incentivar produção de energia eólica

Investimentos em energia eólica devem chegar a R$ 40 bilhões até 2020

Lídice da Mata destaca investimentos na geração de energia eólica na Bahia

Garibaldi Alves propõe debate sobre investimentos públicos

Garibaldi Alves Filho defende investimentos na reforma agrária

Garibaldi Alves pede pressa para reforma tributária