Garibaldi recebe representante do Partido Comunista Chinês
O presidente do Senado, Garibaldi Alves, recebe, nesta terça-feira (1º), a visita de He Guoqiang, membro do Comitê Permanente do Partido Comunista da China, que governa aquele país desde 1949. O objetivo da visita é expressar a relevância da parceria estratégica entre dois dos países emergentes que mais crescem no mundo. De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro atribui grande importância a essa parceria, por isso tem impulsionado esse intercâmbio em todas as áreas.
He Guoqiang é um dos mais graduados dirigentes chineses. Ele ocupa atualmente a posição já desempenhada pelo presidente Hu Jintao, no início dos anos 2000, no Comitê Permanente do Politburo Chinês, órgão que delibera sobre os temas mais relevantes relacionados a economia, planejamento, relações exteriores e segurança.
A China é o maior parceiro comercial do Brasil na Ásia. De acordo com o Itamaraty, há enorme potencial de cooperação entre os dois países, em campos tão diversos quanto ciência e tecnologia; programa espacial; petróleo; comércio einvestimento; turismo; cooperação judiciária; e extradição de criminosos.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, nos últimos oito anos, as relações sino-brasileiras têm passado por um adensamento inédito e aproximação política crescente, o que ensejou, em 2004, a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país, assim como a visita do presidente Hu Jintao ao Brasil.
Com o propósito de fortalecer esses laços e imprimir caráter institucional a todas as iniciativas entre os dois países, foi criada a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Cooperação e Concertação (Cosban). Conduzida, do lado brasileiro pelo vice-presidente José Alencar e, do lado chinês, pela vice-primeira-ministra Wu Yi, a Cosban promove contatos regulares entre representantes dos dois países.
China e Brasil estão na perspectiva de que essa visita impulsione o intercâmbio especialmente na área de petróleo e fontes alternativas de energia. Será assinado Memorando de Entendimento entre a petrolífera China Petroleum & Chemical Corporation (Sinopec) e a Petrobras sobre compra adicional de óleo cru brasileiro.
He Guoqiang tem sua carreira vinculada ao setor petroquímico. Ocupou cargos de direção nessa área na Província de Shandong, onde se localiza Shengli, o segundo maior campo de petróleo da China, descoberto nos anos 60. De 1991 a 1996, ele também foi vice-ministro no antigo Ministério da Indústria Química.30/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan recebe secretário do Partido Comunista do Vietnã
Inácio Arruda recebe representante do Partido do Trabalho da Coréia do Norte
Senado faz homenagem ao Partido Comunista do Brasil
Senado encerra homenagem ao Partido Comunista do Brasil
Partido nasceu em 1922 como seção da Internacional Comunista
Secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã visita o Senado